Vigilância Sanitária alerta para compra de peixes na Semana Santa

peixeA Vigilância Sanitária do Recife alerta para os cuidados que o consumidor deve ter ao comprar os pescados na Semana Santa. Com o aumento dos preços dos peixes e de olho na saúde, é importante avaliar o estado das escamas, dos olhos e do brilho do peixe antes de levar o produto para casa.

“Tem que observar se o peixe está com os olhos saliente e brilhantes, se as escamas estão bem aderidas ao corpo, se elas estão úmidas e aderentes ao corpo. As guelras têm que estar úmidas e róseas, e também tem que ser observado que a carne está aderente aos ossos e cartilagens”, explica a coordenadora de Operação de Pescados da Vigilância, Leila Vânia.

Para quem planeja uma alimentação com camarão no prato, a dica é deixar o pescado mergulhado no gelo. “A cabeça tem que estar aderente ao corpo, com os olhos brilhantes e também salientes”, aponta Vânia. Segundo ela, se o camarão apresentar pontos escuros ou amarelados, o pescado está em estado de deterioração.

Nos dias que antecedem a Páscoa, o preço dos pescados também chama atenção dos consumidores. O peixe cioba está entre os mais vendidos, custando R$ 25 o quilo no Mercado da Madalena, na Zona Oeste da capital. O valor, no entanto, vai subir mais de uma vez até o fim da Semana Santa, segundo os vendedores. Já o camarão custa R$ 40, o quilo, valor que também deve aumentar até a próxima sexta (18).

Ver matéria completa com vídeo neste link abaixo:
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/04/vigilancia-sanitaria-alerta-para-compra-de-peixes-na-semana-santa.html

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/