Sedam cadastra mais de mil empreendimentos de piscicultura em 2012

A expectativa de produção será de 79 mil toneladas de pescado ano

Em 2012 foram cadastrados 1.160 piscicultores e 2.400 licenças expedidas pelo Governo do Estado através da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Já em 2011 foram cadastrados 706 empreendimentos e expedidas 532 licenças.

Sedam cadastra mais de mil empreendimentos de piscicultura em 2012

Conforme relatório da Divisão de Recursos Pesqueiros da Sedam, das 2.400 licenças expedidas, 894 foram licenças prévias, 925 licenças de instalação e 581 licenças de Operação. De acordo com os projetos apresentados na Sedam, a expectativa de produção será de 79 mil toneladas de pescado ano.

A bióloga Marli Lustosa, da Divisão de Recursos Pesqueiros, informou que para obter este resultado foram realizados mutirões, vistoria e reuniões com produtores em vários municípios, entre eles, Urupá, Mirante da Serra, Ji-paraná, Vale do Paraíso, Presidente Médici, Nova União, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Cacaulândia, Cujubim, Machadinho do Oeste, Alto Paraíso e Guajará-Mirim.

A Divisão de Recursos Pesqueiros da Sedam planeja, elabora, acompanha e controla as atividades aqüícolas e pesqueiras de competência da Sedam; define formas para prevenção e reparação de danos ambientais decorrentes de atividades piscícolas; estabelece procedimentos para o cumprimento dos dispositivos legais e ambientais, no que concerne ao aproveitamento dos recursos pesqueiros; sistematiza as atividades da pesca e da piscicultura, com vistas à preservação da biota aquática do Estado; promove o controle de transporte de pescado, oriundo da pesca profissional e da piscicultura; exerce outras competências relativas à natureza do órgão.

Segundo Marli Lustosa, a partir de 2011 a Divisão de Recursos Pesqueiros engajou-se na missão conjunta com os Escritórios Regionais de Gestão Ambiental da Sedam, Emater e Prefeituras para agilizar o licenciamento da atividade de piscicultura levando as informações necessárias ao produtor sobre os procedimentos do licenciamento de suas atividades.

Fonte: http://www.rondoniadinamica.com