Roteiros de pesca em MT com peixes gigantes são atração de feira em SP

Roteiros de pesca em MT com peixes gigantes são atração de feira em SP
Roteiros de pesca esportiva com peixes gigantes são atração em MT (Foto: Divulgação/Pescando Gigantes)

Após trabalhar três anos como agente comercial em uma pousada de Mato Grosso, Luciano Cortez Pereira, 38 anos, concretizou o sonho de abrir a própria agência de turismo. Uniu a paixão por pesca e o desejo de ter um empreendimento e criou a ‘Pescando Gigantes’, empresa com sede em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá.’. A agência é especializada em pesca esportiva e cria roteiros especiais para amantes da modalidade.

Segundo Luciano, as rotas mais procuradas pelos turistas na agência incluem a pesca esportiva em rios de Mato Grosso. Dos 11 roteiros que a agência oferece, três passam pelo estado. As rotas especiais serão apresentadas em um estande na 5ª edição da Feira Internacional de Pesca Esportiva da América Latina. O evento deve ser realizado de 10 a 13 de março, em São Paulo.

“Praticamente 80% dos pacotes de viagem que eu vendo são em Mato Grosso. Os rios são muitos procurados por quem pratica a peca esportiva”, conta Luciano. Os roteiros da agência passam pelos rios São Benedito, Teles Pires e Juruena.

Nos rios, segundo Luciano, a atração são os peixes gigantes que podem ser fisgados com diferentes tipos de isca. As espécies mais encontradas são a piraíba, o jaú e o bagre. “Quando um pescador consegue tirar um desse da água é uma festa”, conta. Os peixes têm em média 2 metros e mais de 18 quilos.

De acordo com o empresário, as rotas no estado são muito procurados pela produtividade e qualidade na pesca esportiva. “Os rios cortam regiões muito bem preservadas e que não houve muita interferência do homem”, explica, acrescentando que a prática é desenvolvida na modalidade de ‘pesca e solte’. “É apenas um esporte, por isso procuramos respeitar o meio ambiente”, completou.

Roteiros de pesca em MT com peixes gigantes são atração de feira em SP
Pesca esportiva com peixes em MT é parte de roteiro de agência de turismo (Foto: Divulgação/Pescando Gigantes)

Já que a pesca não é feita para consumo, nem com intuito comercial, a agência monta roteiros durante o ano todo, inclusive no período de piracema. “O meu trabalho é de escolher pousadas com o menor preço, ver a melhor data, as condições do rio. Mas se o cliente quiser pescar com o rio ‘em baixa’, é ele quem manda”, afirma.

Luciano conta que a agência cuida de todos os detalhes da viagem para o cliente. Agenda desde o melhor dia para os voos até as pousadas com os melhores preços. “A pessoa entra em contato conosco e fazemos todo o trabalho, visando sempre o conforto do turista”, disse. Os pacotes incluem alimentação, combustível, isca e equipamentos, por exemplo. Segundo ele, a agência atende clientes de todo o Brasil e de países como Argentina e Uruguai.

O preço dos roteiros varia conforme a região. No entanto, segundo Luciano, a agência consegue disponibilizar rotas com diárias a partir de R$ 700. Já no Rio Teles Pires, um dos destinos mais procurados, a viagem para cinco dias de pesca sai por R$ 5 mil.

Fonte: http://g1.globo.com/