Projeto de piscicultura deve beneficiar 21 pescadores em Brejinho de Nazaré

Projeto de piscicultura deve beneficiar 21 pescadores em Brejinho de Nazaré
Ao todo, 11 tanques-rede serão instalados em Brejinho de Nazaré
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Um parque aquícola instalado em Brejinho de Nazaré, sul do Tocantins, deve beneficiar 21 pescadores da cidade. O projeto está em fase de experimento. Cada tanque tem cerca de cinco metros cúbicos e pode produzir de 500 quilos até uma tonelada de peixe.

Ao todo, 11 tanques-rede devem ser instalados no município. Esta semana a movimentação foi grande na região. Os pescadores aprenderam a instalar os equipamentos.

O projeto é da prefeitura do município em parceria com o governo do estado. O custo de cada unidade, desde a compra do alevino até a comercialização final é de R$ 1,5 mil. O desafio agora é conseguir linhas de financiamento para os pescadores.

“Como são pequenos produtores, a gente espera trabalhar o elo da cadeia para que haja o banco financiando ração, para que a indústria esteja processando e que os mercados institucionais continuem comprando destes pequenos produtores”, disse a prefeita da cidade Miyuki Hiashida.

Com um tanque no lago, os pescadores já estão fazendo testes. Jacinto Neto está acompanhando de perto o crescimento de tambaquis. “Aqui tem tudo para dar certo, o apoio que estamos tendo, o incentivo, está correndo bem. Pelo começo está ótimo”, argumentou.

Fonte: http://g1.globo.com