Primeiro Dia de Campo sobre Piscicultura será realizado em Brasnorte

Primeiro Dia de Campo sobre Piscicultura será realizado em Brasnorte Será realizado no domingo (22.05), a partir das 08h, o Primeiro Dia de Campo sobre Piscicultura, no município de Brasnorte (579 km a Noroeste de Cuiabá), na Fazenda Itapiranga, do produtor rural Lorindo Burg. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) com o objetivo de discutir sobre manejo, doenças e comercialização.

Com uma produção de mil toneladas de peixe por ano, o produtor Lorindo, proprietário de mais de 50 tanques de peixe ou 80 hectares de lâmina d’água, possui criação de pintado, tambatinga e tambacu. Lorindo esclarece que é necessário conhecer mais sobre as doenças dos peixes, que algumas doenças são fáceis de tratar, enquanto outras são letais. E adverte, que a falta de medicamento faz com que o pescado doente seja descartado. “Quero aprender com os técnicos sobre as doenças e cuidados com o pescado”, declara.

Durante o Dia de Campo, os participantes vão percorrer a propriedade e receber informações técnicas sobre mercado de peixe e a criação de pirarucu em cativeiro e conservação da espécie no seu habitat natural, controle de doenças e qualidade da ração utilizada e a construção e adubação de tanques.

O engenheiro agrônomo da Empaer, Robson Vicente de Almeida Lobo, destaca que o município tem aproximadamente 40 piscicultores, 300 hectares de lâmina d’água e uma produção estimada em 2 mil toneladas de pescado por ano. O Dia de Campo será voltado para os piscicultores que estão no ramo, os que desejam ampliar sua produção, profissionalizar a atuação no mercado e debater sobre a cadeia produtiva da piscicultura.

A expectativa é contar com a participação de aproximadamente 100 piscicultores. O encerramento do evento está previsto para às 12h. Mais informações pelo telefone (66) 3592 1151.

Fonte – http://www.24horasnews.com.br