A Prefeitura de Macapá recebeu um caminhão adaptado para transporte de peixes vivos. O veículo será utilizado por piscicultores cadastrados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) que desejam transportar parte da criação da propriedade rural até as feiras da capital amapaense. O caminhão é resultado de emenda parlamentar do deputado federal Evandro Milhomem e custou R$ 365 mil.
O recebimento do veículo faz parte do Programa de Apoio à Piscicultura, lançado em novembro de 2013 pela Prefeitura de Macapá. A iniciativa fomenta o setor da economia primária do município com escavação de tanques aos pequenos produtores que utilizam a criação de peixes no complemento da agricultura familiar.
A subsecretária da Semdec, Suely Collares, informa que foram construídos 63 tanques pela prefeitura de um total de 68 previstos neste ano. A próxima etapa é a doação de alevinos, que são filhotes de peixes. “Estamos escavando os tanques previstos no programa. Depois que concluirmos os serviços, iremos doar os alevinos para serem criados e depois transportados às feiras. Tudo com apoio da prefeitura”.
Os tanques são escavados na zona rural de Macapá, a exemplo dos distritos de Fazendinha, Coração, Maruanum, Carmo do Macacoari e Abacate da Pedreira. A expectativa da Semdec é que o piscicultor alcance uma produção anual de até duas toneladas de peixes, com os tanques de 1.500 metros quadrados. O produtor atendido pelo programa poderá solicitar à Semdec o transporte de peixes vivos até o local de vendas. O caminhão é composto por cinco tanques, de 2,4 mil litros, com capacidade para comportar 2,4 mil peixes, cada. Ele ainda tem suportes modernos com equipamentos que permitem a oxigenação de água para sobrevivência dos peixes.
Segundo a subsecretária Suley Collares, além do apoio na produção com a construção de reservatórios para criação de peixes, a Prefeitura de Macapá fomentará o setor primário com a recuperação de ramais de acesso às propriedades. Os serviços serão feitos pelas patrulhas mecanizadas usadas nas escavações de tanques. “Ainda esperamos receber do Governo Federal mais um trator esteira e uma outra patrulha mecanizada para aumentar a nossa capacidade de fazer esse serviço com intenção de dar apoio ao pequeno produtor de Macapá”.
Fonte: http://chicoterra.com