Piscicultura: Em agosto Sindicatos Rurais e Senar-MT oferecem cursos em 14 municípios

pescadosNa próxima segunda-feira (5) começa em Cáceres, Castanheira, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos e em Barra do Bugres cursos da cadeia produtiva da piscicultura

Em agosto estão previstos treinamentos para este setor em 14 municípios mato-grossenses. Desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Produtores Rurais dos municípios, os treinamentos tem o objetivo de qualificar mão de obra para o setor que está em plena expansão no Estado. Os interessados podem obter mais informações e ver a data do início de cada curso no site (www.senarmt.org.br) .

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, no primeiro semestre de 2013, os SINDICATOS RURAIS em parceria com o Senar-MT realizaram 62 cursos, o que significa 2.100 horas de capacitação. Ao todo foram qualificados 798 trabalhadores.  Os treinamentos oferecidos este ano são noções de piscicultura e processamento de pescado.

O analista de Educação do Senar-MT, Eduardo Silveira, conta que estão previstos para os  próximos quatro meses 38 eventos de qualificação para o setor de piscicultura. “A ideia é capacitar ainda este ano 660 trabalhadores, o que equivale a duas mil horas de treinamentos. Certamente vamos superar os números de 2012”.

No ano passado,  o Senar-MT em parceria com os SINDICATOS RURAIS realizou 100 cursos no setor da piscicultura, o que equivale a 3.960 horas de capacitação. Ao todo, foram qualificados, em 2012, mais de 1.300 trabalhadores no setor da piscicultura.

Desde 2012 a equipe técnica do Senar-MT tem trabalhado para estruturar os cursos e treinamentos em Cadeias Produtivas. “Para os próximos meses vamos ter mais cinco cursos”. Na área de manejo e nutrição serão oferecidos treinamentos para a construção de viveiros e qualidade de água, gestão e comercialização da pesca extrativista, custos de produção na piscicultura e nutrição e desenvolvimento do pescado. “E mais os que já oferecemos que é noções de piscicultura e processamento de pescado.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/