Piscicultura é debatida no I Workshop de Cadeias Produtivas do Amazonas

Degustação de iguarias feitas com peixes da Amazônia

Dando continuidade ao I Workshop Cadeias Produtivas no Amazonas, aconteceu nesta quinta-feira, (13/7) na sede da Embrapa Amazônia Ocidental, as discussões sobre piscicultura e na sexta-feira 14/7, acontece visita técnica em Rio Preto da Eva. Promovido pela Embrapa e Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror), o evento reúne os segmentos da cadeia produtiva (piscicultores, donos de frigoríficos, restaurantes, pesquisadores e demais pessoas ligadas ao setor), promovendo o intercâmbio de conhecimentos técnicos e gerenciais, visando buscar soluções e perspectivas ao setor.

Os pesquisadores Edsandra ChagasJony Dairiki, Roger Crescêncio e Fernanda Almeida da Embrapa Amazônia Ocidental apresentaram as tecnologias disponíveis e o que está sendo pesquisado, abordando questões como sanidade e nutrição peixes.

O chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Rabelo, deu as boas vindas aos participantes e falou da importância do evento para o desenvolvimento do setor no estado do Amazonas. Os pesquisadores Kátia Emídio e Olenilson Pinheiro, chefes-adjuntos de P&D e de Transferência de Tecnologia, respectivamente, ressaltaram a troca de informações, o fortalecimento da pesquisa como importantes para o setor.

O secretário Petrúcio Magalhães, titular da Sepror e todos os demais setores ligados à cadeia da piscicultura no Amazonas participaram do evento, que teve também o momento de troca de experiências, com a participação da Cooperativa dos Aquicultores do Estado do Amazonas (Coopaquam) e Frigorífico 3 Rios Pescados e do Frigopesca.

Os participantes puderam se reunir em três grupos e expuseram suas dificuldades e perspectivas para a atividade, sendo mediados pelos técnicos do Instituto Acariquara, que sistematizaram as informações e levaram para discussão geral. Esses dados serão úteis para o governo do estado direcionar as politicas públicas e as instituições trabalharem em conjunto em busca da melhoria da cadeia produtiva da piscicultura no Amazonas.

O evento contou com a participação da Abrasel que proporcionou a degustação de iguarias feitas a partir do tambaqui, pirarucu e matrinxã, com a finalidade de mostrar opções de cardápio com esses espécies de peixes amazônicos.

O I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas tem por finalidade o desenvolvimento sustentável de 11 cadeias produtivas prioritárias no Estado. Além desta edição sobre piscicultura, já foram realizados encontros voltados para cadeias da banana, cupuaçu, castanha e abacaxi. As próximas edições do evento irão abordar pecuária sustentável, açaí, citros, guaraná, mandioca e olerícolas.

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa
amazonia-ocidental.imprensa@embrapa.br
Telefone: (92) 3303-7898

Fonte: https://www.embrapa.br/