Pirarucu, um dos maiores peixes, é popular na culinária amazônica

Em Roraima, os povos indígenas ganharam uma homenagem. Receita de pirarucu de tanga rende até 12 porções.

pirarucuO criador Aniceto Wanderley começou criando tambaqui e há quatro anos descobriu o potencial do pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do Brasil, conhecido como o bacalhau da Amazônia. A criação da espécie em cativeiro apresenta vantagens que incentivaram o piscicultor.

Os peixes podem pesar até 160 quilos e passar de dois metros de comprimento. Quase toda a carne é aproveitada e por causa disso, o peixe é um dos mais populares nas receitas regionais.

A culinarista Petita Brasil descende de índios tucanos e não abre mão dos pescados nas receitas. Em homenagem à etnia, ela criou o pirarucu de tanga.

Ingredientes
2 postas de pirarucu
500 gramas de camarão seco
½ quilo de farinha de mandioca seca
300 gramas de batata cozida e cortada em cubos
2 maços de cheiro verde picados
300 gramas de cebola picada
1 cabeça de alho amassada
300 gramas de castanha de caju
Suco de três limões
6 ovos cozidos
300 ml de azeite
1 pimenta verde
Sal a gosto
11 cajus grandes

Modo de Preparo
Corte o pirarucu em posta, como uma manta. Depois de aberto, o peixe é temperado com alho, sal, limão e para finalizar o tempero, uma quantidade equivalente a uma pequena xícara de azeite. Deixe marinando por mais ou menos uma hora.

Para o recheio de farofa de camarão, em uma frigideira, coloque uma colher de alho, uma pitada de sal, um punhado de cebola picada e uma colher de limão. Acrescente o camarão e a pimenta, que vai dar sabor ao prato.

Leve ao fogo baixo durante cinco minutinhos. Depois é só preparar a farofa, acrescentando o camarão, a cebola, o cheiro-verde, a batata, os ovos pré-cozidos, a castanha e um pouquinho de sal. Coloque a farinha por último.

Para finalizar o prato, esprema o caju, tirando todo o suco até que ele tome um formato achatado e sirva de cama para o peixe.

Forre a forma com os cajus, que vão dar um sabor agridoce ao prato. Recheie o peixe e leve ao forno com temperatura de 180 graus por cerca de duas horas, coberto com papel alumínio até dourar.

Veja o vídeo no link abaixo:

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2013/03/pirarucu-um-dos-maiores-peixes-e-popular-na-culinaria-amazonica.html

Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios