Pesquisa no AM utiliza peixes para verificar nível de poluição de igarapé

Estudo constatou taxas de metais em peixes submetidos a água do igarapé. “Se consumidos, esses peixes podem causar até câncer”, alerta estudante.

Pesquisa no AM utiliza peixes para verificar nível de poluição de igarapéUm estudo científico utilizou tambaquis para verificar a qualidade da água no Igarapé da Bolívia, localizado na rodovia AM-010 (ManausItacoatiara). Os resultados da pesquisa constataram que os peixes contaminados apresentam altas taxas de metais, mutações e problemas respiratórios, tornando-se impróprios para o consumo

Amostras de água contaminada do Igarapé da Bolívia foram coletadas pelos pesquisadores que utilizaram 24 tambaquis durante a pesquisa. Durante os testes, 12 peixes ficaram em aquários com água contaminada e os outros 12 em tanques com água potável, sendo todos analisados, posteriormente, em laboratórios. “Se consumidos por humanos, esses peixes podem causar até câncer”, segundo um dos participantes do projeto, o estudante de química Ricardo Alexandre.

Liderado pelo mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Geverson Façanha da Silva, o trabalho teve a participação de cinco estudantes do ensino médio do Centro Educacional Arthur Virgílio Filho e contou com o apoio da da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

http://g1.globo.com