Biólogos realizam uma pesquisa em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, para saber quais espécies de peixe estão em risco de desaparecer. Segundo os dados apresentados, o dourado e a anchova tiveram a maior queda nos últimos anos.
O dourado é o sétimo peixe mais pescado no estado do Rio. De acordo com o levantamento, a anchova teve redução de 26% em 30 anos. Os peixes capturados pelos pesquisadores são pesados e medidos, e passam por análises.
Por enquanto, a pesquisa sobre a anchova não tem prazo para encerrar, e a do dourado vai ser feita durante o período de safra, que vai de novembro a fevereiro. O trabalho é feito pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), em parceria com três faculdades, e tem o incentivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O resultado do trabalho vai ser apresentado ao CNPq e às autoridades que administram a pesca no estado. A pesquisa pode colaborar para mudanças na legislação, para manter a pesca de forma sustentável.
Fonte: http://g1.globo.com