Parceria entre MPA e Mauro Savi fomenta piscicultura

pisciculturaBrasnorte, município localizado 580 quilômetros ao norte de Cuiabá, está um passo de fomentar uma nova modalidade de sua economia: a piscicultura e a aquicultura. É que uma parceria entre o gabinete do deputado estadual Mauro Savi (PR) e o Ministério da Pesca e da Agricultura (MPA)  está trabalhando um amplo planejamento para que, em curto espaço de tempo, os pequenos produtores daquela região possam investir e sobreviver também da criação e comercialização do peixe.
Savi recebeu esta semana em seu gabinete representantes das classes produtoras e política  da região e também a visita da superintendente do MPA em Mato Grosso, Marlene Assunção, que garantiu aos produtores, já para os próximos dias, um estudo in loco, para que a atividade seja implementada na região.
“O primeiro passo a ser dado é visitar o município, conhecer melhor aquela demanda e, a partir daí, passaremos para segunda fase que é a orientação ao público da agricultura familiar, que deseja ingressar na atividade da piscicultura”, declarou a superintendente, informando ainda que será realizado um seminário em Brasnorte nos próximos dias, a fim de levar conhecimento por meio dos parceiros do MPA, para a implantação em considerável escala para o município.
“O deputado Mauro Savi tem sido também um grande parceiro do Ministério, porque acatou nossa solicitação para se discutir a piscicultura numa comissão dentro da Assembleia Legislativa”, emendou Marlene Assunção fazendo referência à iniciativa de Savi de inserir na Comissão Permanente da Agropecuária da Assembleia os temos piscicultura e aquicultura.
A superintende ainda enalteceu o envolvimento de Savi com os anseios dos pequenos produtores quanto ao fomento da agricultura familiar. “Quando essa iniciativa vem de um parlamentar nós temos que agradecer e atender, pois ele está trazendo para dentro do Ministério da Pesca uma demanda real que nós temos que atender”, completou.
Quem está vendo com otimismo a viabilidade do fomento da economia do peixe em Brasnorte é a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da comunidade de Novo Brasil, que engloba o assentamento Tibagi-Brasnorte. “Isso é muito importante para nós, porque Brasnorte tem uma extensão muito grande e pela quantidade de água poderemos fazer muitos tanques, inclusive temos uma hidrelétrica onde se possibilita a criação de peixe em tanques rede”, afirmou o presidente da Associação, Alseno Paulo Felipe Antonio.
Mas, um dos fatores mais importantes na criação de peixes é o grande salto de qualidade de vida, será o fator social. “O que o deputado tá alavancando para nós, vai ajudar o pequeno agricultor a segurar seu filho no campo, porque vai ter a perspectiva de que vai ter uma renda, se não ele vai embora para cidade, por isso que para os pequenos produtores da agricultura familiar, vai ser muito bom”, ressaltou Alseno Paulo.
O deputado Mauro Savi  justificou que a economia do peixe será, certamente, o grande salto na “economia e na qualidade de vida, especialmente do pequeno produtor, que já padece muito no campo para sustentar sua família”. Savi ainda salientou que a piscicultura e a  aquicultura são “muito mais rentáveis para quem depende da agricultura familiar do que o gado e até do que a soja, pois demanda menor investimento e mais ganho, em menor espaço”.
Fonte: http://www.expressomt.com.br