Medida pode ser estendida para todo o trecho do Rio Paraná que corta o Estado
A pesca do dourado está temporariamente proibida no Parque Nacional de Ilha Grande, no trecho paranaense do Rio Paraná – a área fica na divisa com Mato Grosso do Sul. A decisão foi tomada depois de uma reunião entre membros do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Polícia Militar Ambiental e da colônia de pescadores Z18, de Porto Camargo.
Na próxima semana alguns técnicos do IAP devem se reunir com a diretoria do órgão, em Curitiba, para discutir detalhadamente a legislação da portaria que define a proteção da espécie.
A Polícia Militar Ambiental declarou que vai atuar conforme a Portaria nº 211/2012 do IAP que cita a proibição da pesca do dourado nos rios Iguaçu, Paraná e Paranapanema.
“Até que saia a adequação da portaria, a Polícia Ambiental vai fiscalizar a pesca e autuar como crime ambiental quem for flagrado pescando Dourados”, diz o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, capitão Luciano José Buski, em entrevista à imprensa local.
A intenção do IAP é que seja estabelecida uma padronização da norma que proíbe a pesca em toda torrente do Rio Paraná, na margem que pertence ao estado.
Fonte: http://revistapescaecompanhia.uol.com.br