Palestras e ‘talk show’ sobre piscicultura movimentam Expovale nesta sexta, 3, em Ariquemes, RO

Duas palestras e talk show ocorrem durante o período da manhã; Apresentações culturais e festival de bandas acontecem entre a tarde e noite

A 3ª edição da Expovale começou na noite da última quinta-feira (2) em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. Os visitantes presentes no canteiro central da Avenida Capitão Sílvio encontrarão mais de 200 expositores e agroindústrias familiares com diversos produtos da região. O evento acontece até o próximo domingo (5).

Entre os eventos, os piscicultores terão duas palestras durante o período da manhã sobre o momento atual e as perspectivas na produção do peixe. Uma espécie de ‘talk show’ também será realizado para debater sobre o ramo e a situação de mercado da piscicultura. Eventos acontecem no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acia) do município.

A Expovale ainda oferece ao público diversos atendimentos gratuitos entre consultas médicas, realização de exames, além da emissão de documentos e passes livres para os idosos.

“Temos o foco na piscicultura, mas a feira tem como objetivo movimentar a economia do Vale do Jamari. É uma oportunidade singular para os expositores, consumidores e também para promover negócios para aqueles que nos visitam durante esses quatro dias”, disse o presidente da Acia, Francisco Hidalgo Farina.

Além de fomentar a economia da região em mais de R$ 20 milhões, a feira multissetorial poderá bater um recorde nacional ao proporcionar o maior churrasco de tambaqui a céu aberto.

Recorde nacional

A Expovale promoverá o churrasco no dia 5 de maio, onde três mil bandas de tambaqui serão assadas, em um total estimado de 4,6 mil quilos, que serão comercializadas à população.

Segundo a organização, um representante do ‘RankBrasil’, organização autorizada para registrar recordes no país, estará presente para acompanhar a atividade e possivelmente homologar o feito.

Os 1,5 mil peixes serão doados pela Associação dos Criadores de Peixe de Ariquemes e Região (Acripar) e mais de 50 pessoas devem trabalhar na preparação e na execução do churrasco. Todo o dinheiro arrecadado será revertido em uma ação social realizada pelo Lions Club.

Fonte: https://g1.globo.com/ro/ariquemes-e-vale-do-jamari