Mais incentivos à piscicultura em estudo

Piscicultores aproveitaram variedades e preços acessíveis e adquiriram muitos alevinos

peixesNa manhã da quarta-feira passada, no Parque Municipal Affonso Christóvão Wallauer, em Salvador do Sul, foram entregues um total de 21.275 alevinos aos piscicultores do Município que haviam feito encomendas junto à Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. A pasta municipal, novamente, realizou a intermediação dos pedidos dos produtores junto à empresa fornecedora.

Os alevinos serão utilizados para o repovoamento de açudes após as significativas vendas realizadas durante a Semana Santa. O fato do preço da unidade ser acessível e do período para o repovoamento ser favorável também contribuíram para a procura pelas diversas variedades disponibilizadas ser grande, segundo o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, José Valdir Mildner.

“Queremos fortalecer a piscicultura ainda mais. Vamos trabalhar pela inclusão no Plano Plurianual de uma política para maior incentivo ao setor, apoiando a reforma e construção de açudes, isso dentro do que é permitido pela legislação ambiental”, explica o secretário.

Atualmente, na área de Salvador do Sul, existem cerca de 560 açudes, que ocupam uma área de 179 hectares. A produção chega a 50 toneladas de peixes por ano. “De todos os açudes catalogados, 408 têm possibilidades de produção em escala comercial, podendo agregar mais renda aos produtores”, afirma. O Município é pioneiro, na região, na realização de feiras do peixe vivo.

A próxima encomenda de alevinos deverá ser realizada em outubro.

Fonte: http://www.fatonovo.com.br