Evento proporcionou uma imersão da inovação com maratona de estudantes em diversas ações na Aquishow Brasil 2023
Os estudantes brilharam no AgriFutura Pescado, idealizado pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto de Inovação Israelense (INNA) e apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e Itaipu Binacional. Foram três dias desafiados, durante a Aquishow Brasil 2023, para pensar em inovação, metodologias ágeis, setor e muito mais.
O Agrifutura Pescado é uma spin-off do Agrifutura, que visa colocar a inovação na trilha dos eventos do setor. “O evento temático é coordenado pelo Instituto de Pesca com a proposta de trazer a inovação para perto da cadeia do pescado, por meio de diversas ações, como showcase de startups, maratonas de inovação com estudantes, mentoria e aceleração antes e durante o evento, apresentação das nossas inovações ao público, incentivo a negócios, networking e muito mais”, detalha Marcelo Ricardo de Souza, pesquisador científico e diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto de Pesca.
O Agrifutura Pescado na Aquishow Brasil teve como foco a produção [antes da porteira]. “Foi um sucesso, os estudantes e as startups foram estrelas do maior evento de incentivo e fomento à inovação na cadeia do pescado do Brasil! Vivemos intensamente os três dias da Aquishow com diversas atividades. O final não poderia ser menos que emocionante. Todos celebramos, não faltou emoção”, destaca Marcelo.
“O Agrifutura Pescado traz a inovação necessária para essa cadeia produtiva imergir com toda a força para o futuro”, pontua Cristiane Neiva, diretora geral do IP.
O CEO do INNA, Moshiko Frenkel, enfatizou a aplicação do modelo israelense no Agrifutura Pescado e ressaltou o sucesso dos resultados. “Trabalhamos aqui o modelo adequado para o perfil brasileiro. Os resultados foram sensacionais, e as startups conseguiram se projetar de uma maneira incrível!”
Startups
O primeiro dia teve início com o tema Startups Race e Startup Expo, com a apresentação de soluções, validação junto ao mercado e participação das atividades. E ao final os jurados validaram a interação das startups, junto ao mercado, nos estandes durante o evento.
No segundo dia, as startups se reuniram com apresentação de soluções e desenvolvimento das atividades junto ao mercado, com a validação dos jurados.
Dentre as 13 startups da competição Startup Race, a Catfish obteve o 3º lugar, apresentando tecnologias para aumentar a produtividade e reduzir custos de produção como sensores e alarmes inteligentes. A Meu Pescado ficou com o 2º lugar, apresentando um aplicativo de gestão para produtores e marketplace para compradores de pescados. Já a AQUi9 ganhou em 1º lugar, startup que esteve na primeira edição do evento, e apresentou uma tecnologia para aquicultura voltada à maximização da gestão, ao planejamento e controle de processos, do abate à venda do pescado, com um pitch completo.
No último dia, ocorreu a apresentação dos pitches para o júri de startups. Elas ainda visitaram os demais expositores da feira para validação e integração de startups no mercado.
Além das vencedoras, vale destacar todas as startups participantes, deste encontro, como a Alga Bloom, Algastech, Aquabit, Aqualife Bioinsumos, Assembly, DuPeixe, General System, Manejo Facil, Meliora Ops (startup chilena) e Sample.
Maratona
No primeiro dia também aconteceu a Maratona de Inovação, composta pelas categorias Corrida Maluca e Gincana da Inovação, nas quais participaram 10 equipes de estudantes, representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Na Corrida Maluca, os times segmentaram a feira para conhecer o mercado, a construção do cenário atual, buscar as dores e causas junto aos segmentos e, por fim, propor soluções. Eles trouxeram soluções como a criação de um aplicativo para conectar produtores e startups, desenvolvimento de simbióticos personalizados, criação de redes de cooperativas e fomento a pesquisas aplicadas.
Na Gincana da Inovação os participantes assistiram a diversas palestras que difundiram conhecimento sobre as temáticas como: Dores x Causas, De onde vem as boas ideias?, Validação de Premissas, Desenho de Solução, Matrix da Inovação e Entregas.
As equipes vencedoras de estudantes da Maratona se apresentaram para o público, no palco Aquishow Brasil 2023, e receberam o kit de premiação e os certificados de participação.
Realização
A 12ª Aquishow Brasil foi realizada de 23 a 25 de maio, pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Marcela Falsarella
Lisley Silvério
Fonte: Instituto de Pesca