A Agência Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) iniciou nesta semana a emissão online da Guia de Trânsito Animal (GTA) de peixes. Até então, a emissão do documento só era feita manualmente nos escritórios da instituição nas cidades.
Conforme a Idaron, o GTA online para peixes é destinado ao abate e o produtor deve ser cadastrado no sistema para emitir o documento pela internet. Caso ele já tinha cadastro para emissão de GTA de bovinos, é necessário fazer apenas a habilitação para peixe.
O cadastro e a habilitação de bovino para peixes são realizados nas unidades da Idaron
Para a instituição, com a implantação online do GTA para peixe a instituição terá informações mais precisas sobre a produção aquícola, já que o piscicultor preencherá o Boletim de Produção (BP) logo após a despesca.
Conforme a agência, o BP é um pré-requisito para emissão da GTA e também é obrigatório no transporte de peixes.
De acordo com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Idaron, o sistema foi criado com recursos próprios e para a ampliação foram necessários três meses de trabalho dos técnicos.
Para emitir o GTA de peixes é necessário que o produtor acesse o site da Idaron, faça o login com o CPF/CNPJ, digite a senha, solicite e emita a GTA. Na ocasião também é preciso emitir o Dare e pagar o documento.
A emissão manual também vai continuar ser feita nas unidades da Idaron, caso o produtor opte ou não tenha acesso a um computador com internet.
Atualmente Rondônia tem cerca de sete mil piscicultores e é o estado brasileiro que mais produz peixe de água doce em cativeiro.
Fonte: http://g1.globo.com/