Foz do Iguaçu é considerada referência na produção de peixes

Foz do Iguaçu é considerada referência na produção de peixesFoz do Iguaçu é referência na produção de peixe, foi o que disse o Superintendente Federal da Pesca no Paraná, José Antonio Faria Brito, neste domingo (15).

“O Oeste do Paraná foi onde praticamente iniciou o cultivo de pescado e a piscicultura no Brasil, por meio de tanque-rede, taque-escavo. Isso é de grande importância. Quando nós chegamos à Superintendência sentimos que a cidade de Foz do Iguaçu é fundamental para o desenvolvimento do cultivo de peixes”, disse.

A confirmação foi feita no almoço, no CTG Charrua, que finalizou a Semana Nacional do Peixe na cidade. Para o Superintendente, a Semana da Pesca tem motivado o aumento do consumo do pescado. “Há a necessidade de dar mais saúde para a população e, consequentemente, dando saúde, a cadeia produtiva vai crescer e o objetivo maior é levar o alimento nutritivo e de melhor qualidade para o brasileiro”.

Brito falou, também, que o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, estabeleceu uma meta: “a Semana do Peixe em todo o Brasil tem finalidade de preparar e repassar o maior número de informações para o povo brasileiro, principalmente no Paraná. Sabemos que o Paraná é modelo para todo o país”.

Ele disse, ainda, que a parceria entre Ministério da Pesca e Prefeitura de Foz está consolidada. “Estamos com um trabalho conjunto muito grande, com o Prefeito Reni Pereira. A Superintendência está montando um escritório regional aqui, com parceria com a Prefeitura. É o que a gente quer é aumentar o consumo de peixe do povo brasileiro”.

O Secretário Municipal da Agricultura, João Matkievicz, confirmou a consolidação da região como exemplo de cultivo de pescado. “Falando de termos de Oeste do Paraná, nós somos o grande produtor de peixe escavo (feito na propriedade) e haja vista que temos ainda tanques-redes a serem liberados pela Itaipu e pelo Governo Federal para a criação de Tilápia que ainda não é permitida. Já estamos criando Pacú. Com a criação da Tilápia nós seremos um pólo produtivo. O município tem oferecido apoio aos produtores de peixe através do Caminhão Feira Itinerante e a Feira do Peixe Vivo, realizados durante a semana santa. Vale ressaltar também que as máquinas recebidas pelo governo federal com a finalidade de auxiliar os produtores da cidade”, finalizou.

O almoço foi apoiado pela Itaipu Binacional, Ministério da Aquicultura e Pesca, Secretaria Municipal de Agricultura e Escoteiros Cataratas.

Fonte: http://noticias.cbnfoz.com.br