A prática inovadora da “barriga de aluguel” na piscicultura foi um dos destaques apresentados durante o Workshop de Sanidade em Piscicultura e a 1ª Feira Nacional da Piscicultura – Fenapis, realizados no Centro de Convenções da Unesp, Campus Jaboticabal em São Paulo. A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participou do evento para aperfeiçoar conhecimentos já adquiridos e em busca de inovações tecnológicas que permeiam a prática da atividade para serem aplicadas em Goiás.
O técnico da Emater Francisco Cabral Neto, que participou do evento, conta que a barriga de aluguel em laboratório permite que espécies em extinção sejam salvas. O procedimento consiste na retirada de óvulos de espécies ameaçadas e na realização da fecundação em outras variedades de peixes. Outro ponto destacado pelo técnico foi a palestra sobre fungos e bactérias que não prejudicam as espécies de peixes e que, comumente são considerados prejudiciais por falta de informação.
Ainda de acordo com Francisco Cabral, todo o conhecimento adquirido na área de legislação ambiental e qualidade da água, por exemplo, será aplicado durante os cursos e assistência aos produtores rurais em Goiás.
Os eventos
O workshop e a feira foram realizados de 13 a 15 de julho e apresentaram como grade de programação, palestras, cursos e debates entre os participantes com o objetivo de oferecer oportunidades para incrementar a atividade com qualidade e segurança
Mais informações: (62) 3201-8814
Fonte: http://www.goiasagora.go.gov.br