Deputado quer garantia da piscicultura aos pequenos agricultores da baixada cuiabana

O deputado Ezequiel Fonseca (PP) apresentou em sessão plenária uma indicação com a finalidade de encaminhar ao Poder Executivo Estadual, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF), a necessidade de atender oito comunidades de pequenos produtores rurais, localizadas no entorno do município de Cuiabá, participantes do Projeto Criar N’Água desta secretaria, que visa ações para desenvolver a cadeia da piscicultura, por meio da construção de tanques.

Com base na indicação apresentada, o parlamentar se reuniu nesta quinta-feira (28) na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) com os pequenos agricultores que representam estas comunidades, com o secretario adjunto da SETAS, José Rodrigues, Everaldo Goulart que é presidente da Associação dos Piscicultores de Cuiabá, Jilson Francisco da Silva, secretário adjunto de Acompanhamento das Políticas Públicas e Programas de Desenvolvimento da Casa Civil, Adriano Falcão do núcleo agropecuário da SEDRAF, Epifânio Couto assessor especial da SEDRAF, entre outros.

piscicultura

Na oportunidade, o secretario adjunto da SETAS, José Rodrigues, disse que o poder de execução desta tarefa, que é contratar empresa especializada em serviços e locação de equipamentos, horas de máquinas para escavação de viveiros e tanques de piscicultura é da SEDRAF, e o mesmo afirmou que estará acompanhando o processo e dando todo o respaldo necessário para que as comunidades sejam beneficiadas.

Grande defensor da agricultura familiar, o deputado Ezequiel Fonseca ressaltou que grande parte dessas comunidades já possuem licenças ambientais da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) para a devida ação.

De acordo com o deputado, o Governo irá licitar 600 horas máquinas, o que, na avaliação dele, é pouco. Na indicação apresentada foram pedidas 1.440 horas máquinas para a construção de tanques.

“De início, será possível atender aproximadamente quatro comunidades, 600 horas máquina significa 40 tanques, mas é um grande passo para o desenvolvimento da agricultura familiar de nosso Estado. Não vamos desistir. Os pequenos agricultores poderão ter na piscicultura uma fonte primordial para geração de emprego, renda, lazer e alimentação” relatou Ezequiel Fonseca.

Para Everaldo Goulart, presidente da Associação dos Piscicultores de Cuiabá, a expectativa após esta reunião, é a melhor possível, “Eu represento 22 comunidades rurais na baixada cuiabana, estou confiante no trabalho do Governo em atender todas essas comunidades locais. Nós criamos um projeto de piscicultura na qual foram feitos uma associação e ela é administrada por todos os presidentes da comunidade rural, buscamos melhorias para as pequenas propriedades rurais. O peixe é um grande incentivo para manter a pequena família na área dela, porque o peixe é um produto que serve tanto pra venda quanto pro alimento da própria família” concluiu Everaldo Goulart.

Bernadete Maria, moradora da comunidade Bela Vista é depende do cultivo da banana e da venda de doce de leite e queijos que ela mesma prepara para se manter. A sua maior fonte de renda vem da plantação de banana, e segundo relatou, já perdeu toda sua plantação na seca pelo fogo que devastou toda a área, “Estou na expectativa de que o tanque seja uma realidade, pois será uma aposentadoria e uma garantia de uma vida melhor, pois o solo é pobre e está ficando cada vez mais improdutivo”, frisou a moradora.

Comunidades citadas na Indicação nº755/2012 de autoria do Deputado Ezequiel Fonseca:
Comunidade Pai Joaquim – construção de 13 tanques;
Comunidade Siriema – construção de 14 tanques;
Comunidade Lagoa Encantada – construção de 14 tanques;
Comunidade Gamaliel – construção de 22 tanques;
Comunidade Barraeiro – construção de 5 tanques;
Comunidade Buritizal – construção de 5 tanques;
Comunidade Bela Vista – construção de 10 tanques;

Além dessas oito comunidades será incluída no processo a comunidade São Jerônimo, para a construção de 10 tanques.

Fonte: http://www.odocumento.com.br