É tradição para várias pessoas comer peixe durante a Quaresma, período que se inicia logo depois do carnaval. Isto faz com que o consumo deste tipo de carne aumente consideravelmente. O costume está ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, um ato de devoção típico desse período, e as pessoas consomem o peixe principalmente de quarta e sexta-feira.
Essa tradição faz com que o consumo de peixe aumente consideravelmente nesse período. De acordo com Laerte Martins, economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), o consumo de carne de peixe na Quaresma, em Campinas, tem uma demanda elevada de 45% acima da média dos demais meses, à exceção de dezembro, quando o consumo cresce em 20%, também em relação à média dos outros meses.
Dois restaurantes da cidade registraram um aumento no consumo de pratos com peixes. Em um, houve aumento de 25% nas entradas, pizzas e pratos que tem como ingrediente principal peixe ou frutos do mar. Já no outro consumo das iguarias cresceu 27% neste período.
E esse hábito de consumir peixe na Quaresma acontece até mesmo algumas com pessoas que não costumam consumir peixe nos dias comuns, mas aderem ao jejum da carne
Fonte: http://www.portaldepaulinia.com.br