Cientistas da Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA) encontraram uma espécie de peixe “fantasma” jamais vista viva. Eles foram gravados no oeste do Oceano Pacífico, nas Ilhas Marianas do Norte, território dos Estados Unidos. Com cerca de 10 centímetros de comprimento, o indivíduo da família Aphyonidae estava a 2.500 metros de profundidade.
O navio Okeanos Explorer, da NOAA, filmou o peixe quase transparente e de pele gelatinosa com um de seus veículos submarinos operados de forma remota. Os pesquisadores colocaram as imagens no Youtube nesta sexta-feira (1º).
“Estou certo de que este é um Aphyonidae e estou certo que esta é a primeira vez que um peixe desta família é visto com vida “, disse o biólogo Bruce Mundy, da NOAA. “Este é realmente um avistamento incomum”, completou.
De acordo com o Mundy, esses peixes só haviam sido vistos mortos e após serem trazidos à superfície por fortes correntezas. “Alguns de nós trabalham com peixes e têm listas de desejos. Você sabe, uma espécie de lista do que poderíamos ver”, disse no vídeo. “Um peixe desta família era provavelmente o primeiro dessas listas para muitos de nós.”
A equipe Okeanos Explorer faz o levantamento das áreas de águas profundas até o dia 10 de julho deste ano. Os pesquisadores investigam o habitat dos peixes, vulcões, corais de águas profundas e comunidades de esponjas do mar.
Fonte: http://g1.globo.com