Cientistas colocam chips de games em peixes para estudar vida marinha

Cientistas britânicos vão implantar sensores similares aos usados em videogames em peixes! O objetivo é obter um maior conhecimento sobre os movimentos realizados debaixo d’água.

A tecnologia, desenvolvida pelo Centro de Ciência para o Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Cefas, em inglês), é parte de um estudo sobre os hábitos dos peixes que deve auxiliar nas previsões sobre a oferta das espécies.

fish

Os três sensores, uma vez implantados, podem detectar movimentos em qualquer direção como se fossem o Wii Remote. A tecnologia será usada para entender como os peixes se movem e também para medir suas taxas de metabolismo.

“É incrivel pensar que a mesma tecnologia que usamos em jogos de computadores possam eventualmente nos ajudar em previsões sobre o estoque de peixes”, disse o ministro da Pesca britânico, Richard Benyon, em um comunicado. “Isso mostra a engenhosidade de nossos cientistas que se esforçam em melhorar nossos conhecimentos sobre a natureza.”

O centro já testou também uma etiqueta eletrônica que é acionada cada vez que o peixe abre sua boca e usada para mapear quando um peixe está respirando, se alimentando, tossindo ou bocejando. A etiqueta, que custa aproximadamente 2 mil reais cada, também permite a localização do peixe.

Fonte: techninja.com.br