Brasília terá unidade modelo de produção de peixe

O Ministério da Pesca e Aquicultura lançou nesta segunda-feira (03/09), a 9ª edição da Semana do Peixe no Distrito Federal, que vai até o dia 17 de setembro em todo País. A abertura foi no Mercado do Peixe de Brasília, que fica na Central de Abastecimento do DF (CEASA).

Durante o evento, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella anunciou que em parceria com o Governo do Distrito Federal vai construir uma unidade modelo de produção de peixe na capital. O objetivo é ampliar a produção e baratear o custo do pescado.

Produzimos pouco e o peixe está caro. Por isso, o consumo é baixo. Na Granja do Ipê, onde será construída a unidade modelo, será possível produzir peixe e usar a água do tanque para irrigar frutas, verduras e legumes. Será uma produção conjugada. Dessa forma, vamos trazer um preço mais barato e uma alimentação melhor para a população”, afirmou Crivella.

De acordo com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz o projeto já está em fase avançada e prevê ainda a reforma do laboratório de pesquisa e ampliação da produção de alevinos. “Nós queremos produzir anualmente 12,5 milhões de alevinos entre espécies nativas e exóticas. Isso vai possibilitar abastecer tanto o Distrito Federal, como a região do entorno. Pretendemos também capacitar um grande número de produtores rurais”, disse Agnelo.O ministro ressaltou também que na unidade terá uma fábrica de ração que vai fornecer um produto de qualidade com tecnologia estrangeira. “A produção aqui vai ser um modelo para o nosso país. Brasília vai deixar de ser importadora, para ser exportadora de peixe e de tecnologia. Queremos que os nossos alevinos sejam campeões e não tenham doenças”, afirmou Crivella.

Consumo

O Distrito Federal é o segundo maior consumidor de peixe do país. Os brasilienses consomem cerca de 12 kg/hab/ano. A média nacional é de pouco mais de 9kg/hab/ano. Mas, a produção ainda é baixa.  Segundo o governador, são consumidas cerca de 31 toneladas anualmente e a produção só consegue suprir 15% desse total, ou seja 5,5 toneladas. 

Durante a Campanha, várias ações serão desenvolvidas no Mercado do Peixe que abrirá as segundas, quintas e sábados.  No dia 15/09, técnicos do CEASA irão ensinar para mães e crianças como preparar o pescado.  De acordo com o presidente da Central de Abastecimento do DF (Ceasa), Wilder Santos essa é uma forma de incentivar as crianças a consumirem peixe.

Participaram da abertura, o deputado federal, Roberto Policarpo, o deputado distrital, Evandro Garla, o secretário de governo do DF Roberto Wagner, o secretário da agricultura e desenvolvimento rural do DF,  Lúcio Taveira Valadão, a ouvidora geral do DF, Vera Lúcia Coelho, o secretário adjunto de Esporte, Júlio Ribeiro, o presidente da Associação de Supermercados de Brasília, José Fagundes Neto e o presidente da HajaPeixe e administrador do Mercado do Peixe de Brasília, Elmar Wagner. Pelo MPA compareceram, a chefe de Gabinete, Margareth Cabral, o secretário Executivo, Átila Maia da Rocha, a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince, o secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca, Flávio Bezerra, o secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura, Américo Tunes, o secretário e Infraestrutura e Fomento, Eloy Araújo.

Fonte: http://www.mpa.gov.br