Antiga Estação de Piscicultura de Chapecó está abandonada há 10 anos

Espaço foi cedido pela prefeitura de Chapecó ao Ibama em 1985; órgão utilizou o local por cerca de 20 anos

Tanques ainda estão cheios de água – Foto: Reprodução/NDTV

A antiga Estação de Piscicultura de Chapecó, localizada na comunidade de Sede Trentin, está abandonada há 10 anos. Ciente disso, o poder público tenta reverter a situação, contudo, o Ibama Federal impede o processo.

O espaço, que fica a cerca de 15 quilômetros do Centro do município, existe há 37 anos. A estrutura foi construída para abrigar peixes com a finalidade de criação, reprodução e venda dos alevinos em toda a região Oeste do Estado.

Segundo o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o local foi doado pelo município ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em 1985. Este órgão explorou o espaço por cerca de 20 anos.

“Foi uma estação de piscicultura modelo para o Brasil, mas faz 10 anos que o Ibama não administra mais”, afirma Luciano.

Local está abandonado há anos – Foto: Reprodução/NDTV

O local está abandonado e deteriorado, contudo, a responsabilidade de manutenção ainda é do município. Apesar disso, o telhado da sede está precário e os tanques ainda têm água, ou seja, um gatilho para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Buligon afirma que busca reverter a doação do espaço ao município, e que já existe o aval positivo do Ibama de Santa Catarina, contudo, o impasse está com o órgão em Brasília.

“Já estive lá por duas ou três oportunidades, já esteve o nosso secretário de agricultura lá, e, infelizmente o Ibama ainda não decidiu se vai conceder. Lá em Brasília há uma falta de sensibilidade por esse pedido de reversão”, pontua o prefeito de Chapecó.

Se o patrimônio for revertido ao município, a prefeitura poderá fazer uma homologação para que o espaço seja reativado através de uma PPP (Parceria Público Privada). “Temos a expectativa que reverta”, salienta Buligon. Existe uma empresa interessada no negócio. 

Com a possível reversão, o prefeito de Chapecó comenta que a intenção é criar alevinos considerados inativos na região para repovoar a bacia do rio Uruguai.

“É a ideia de ter uma estação de piscicultura modelo nas mãos do município”, finalizou.

Local existe há mais de 30 anos – Foto: Reprodução/NDTV

A reportagem do Grupo ND fez contato com Ibama de SC que por nota informou que: o local realmente está desativado e que já existe o termo de cessão de uso gratuito de bem imóvel para o município de Chapecó.

Já em relação ao Ibama Federal, também entramos em contato, contudo, não obtivemos resposta sobre a possível liberação do uso ou não do imóvel.

Fonte: https://ndmais.com.br/