Água Produtiva: Governo entrega máquinas para piscicultores de Pimenta Bueno

O Governo do Estado de Rondônia entregou na segunda-feira (7), para produtores de peixes de Pimenta Bueno, equipamentos pesados para construção de tanques destinados à piscicultura, no âmbito do programa Água Produtiva. As máquinas, cedidas em regime de comodato, foram entregues à Associação de Piscicultores de Pimenta Bueno (Aspipib).

sedes_1

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Edson Vicente, representou o governador Confúcio Moura no evento, realizado na sede da Associação Comercial de Pimenta Bueno. O município é um dos principais produtores de peixes do Estado.

Os veículos, um caminhão basculante e uma PC, foram viabilizados pelo Governo do Estado em parceria com o líder do Governo na Assembléia, deputado Kaká Mendonça. Em 2012, o Governo do Estado já havia destinado uma PC para execução de tanques no município, por emenda da deputada federal Marinha Raupp junto ao Ministério da Pesca.

A solenidade contou ainda com as presenças do prefeito Jean Oliveira, do ex-prefeito Augusto Plaça, do presidente da Aspipib, Gilberto Closs, do oceanógrafo da Sedes, Jander Plaça, e do pioneiro da piscicultura em Rondônia, Pedro Megume Yokoyama (o popular “seu Pedrinho”), além de dezenas de produtores de peixes e técnicos em piscicultura da região.

O secretário Edson Vicente destacou o trabalho desenvolvido há mais de três décadas pelo produtor Pedrinho, em Rondônia, e lembrou que a piscicultura “é um filho promissor, que vai gerar renda ao produtor rural e garantir empregos e qualidade de vida no campo”. Edson Vicente também anunciou o interesse do Governo do Estado em criar um entreposto de pescados no município e um ponto de venda na Ceagesp, em São Paulo, principal centro atacadista de alimentos da América Latina, para apresentação do tambaqui rondoniense.

O presidente da Aspipib, Gilberto Closs, agradeceu o empenho do governador Confúcio Moura e ressaltou que os mais de 200 associados terão condições de dobrar a produção atual, estimada em duas mil toneladas anuais, a partir da utilização dos novos equipamentos cedidos pelo Governo do Estado. “Não queremos o peixe pescado, apenas as condições para exercer a atividade e isso estamos conseguindo com apoio do nosso governador”.

O ex-prefeito Augusto Plaça lembrou que o governador Confúcio Moura “fez mais por Pimenta Bueno nesses dois anos do que todos os outros governadores anteriores”. Já o novo prefeito Jean Oliveira afirmou que a piscicultura será uma atividade importante e que, em sua gestão, pretende “trabalhar em parceria com o Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida da população pimentense”.

Fonte: http://www.rondonoticias.com.br