Saiba como criar alevinos

A alevinagem é a produção dos filhotes dos peixes, os quais, quando atingem o tamanho e o peso ideal, são comercializados para outras pisciculturas

Atualmente, a demanda por peixes está em contante crescimento, o que faz da piscicultura uma atividade promissora. Como a maioria dos produtores no meio rural já se conscientizou da necessidade de modernizar e ampliar o sistema produtivo de sua propriedade, ela vem sendo abraçada, com sucesso, por muitos, principalmente por aqueles que desejam expandir as  práticas da propriedade.

A criação de peixes oferece boa rentabilidade e pode ser praticada em uma área pequena, não atrapalhando o desempenho das demais atividades já existentes. Além disso, é de manejo relativamente simples e exige pouca mão-de-obra.

Como o as técnicas de cultivo já alcançaram um nível tecnológico, é recomendado que cada fase:  alevinagem, recria e engorda, seja executada em pisciculturas diferentes. A primeira é a produção dos filhotes dos peixes, os quais, quando atingem o tamanho e o peso ideal, serão comercializados para outras pisciculturas, que se encarregarão de fazer a recria e a engorda dos mesmos. Essa etapa é realizada em criatórios especializados que são responsáveis, exclusivamente, pela produção dos alevinos de forma eficiente. Nessa fase, utilizam-se matrizes selecionadas e de alto potencial genético e reprodutivo.

Essa etapa pode ser considerada como a mais importante, pois dela depende a qualidade dos animais que serão recriados e, consequentemente, do produto final que será comercializado.

Fonte: http://www.portalagropecuario.com.br/