Pescadores noruegueses visitam SC; Fiesp recebe encontro aquícola

Sindipi recepciona colegas da Noruega; Fiesp, PeixeBR e Seafood From Norway realizarão III encontro Noruega-Brasil de aquicultura.

Com objetivo de trocar conhecimentos sobre o setor pesqueiro, o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi)Jorge Neves, recebeu na quarta-feira 23 de novembro, uma comitiva de 18 pessoas da Organização de Vendas de Pescadores Noruegueses. A visita foi organizada através do Conselho Norueguês da Pesca (CNP), empresa pública subordinada ao Ministério da Pesca e Assuntos Costeiros da Noruega. O grupo teve a oportunidade de conhecer embarcações, trapiches, terminais de descargas e uma indústria de processamento de pescado da região.

Segundo o Sindipi, os noruegueses tiveram contato com embarcações de diferentes modalidades de pesca na empresa JS Pescados, localizada em Itajaí (SC) e pertencente à família do secretário Jorge Seif Jr., e uma indústria de processamento, a Costa Sul Pescados, localizada em Navegantes. 

Entre as visitas, uma reunião informal foi realizada na sede do sindicato. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), Henrique Pereira, e o diretor do departamento de Desenvolvimento e Ordenamento da Pesca, Jairo Gund, também estavam presentes.  Fiesp realizará III encontro Noruega-Brasil de aquicultura A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em parceria com a Innovation Norway, Royal Norwegian Embassy e a Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), realizarão na quarta-feira (13), o III encontro Noruega-Brasil de aquicultura, na sede da Fiesp, em São Paulo. 

A terceira edição do encontro anual abordará as parcerias bem-sucedidas entre os dois países e o uso de novas tecnologias e soluções digitais e de design para o setor, além de contar com uma rodada de negócios entre empresas norueguesas e brasileiras. Conforme a organização, um dos maiores clusters de aquicultura do mundo, o NCE Aquatech Cluster, é um dos players confirmados para o evento. Na útima edição, Inge Forseth, membro do NCE Aquatech Cluster, detalhou a função desta entidade, mantida por 140 fornecedores noruegueses da aquicultura e dedicada à pesquisa e desenvolvimento na área. “A combinação do crescimento da produção próxima à costa, com sistemas fechados e de recirculação, tem dado muito sentido ao nosso trabalho”.

Programação A mesa será composta por Roberto Ignacio Betancourt, diretor titular do Departamento do Agronegócio da Fiesp, Nils Martin Gunneng, Embaixador da Noruega, Jorge Seif Junior, secretário nacional de Aquicultura e Pesca (SAP), Roberto Kikuo Imai, diretor adjunto e diretor titular da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Departamento do Agronegócio da Fiesp, César Bueno Garrubo, Consul Hornorário da Noruega em São Paulo, Francisco Medeiros, presidente executivo da PeixeBR e Håkon Ward, diretor da Innovation Norway South America.No Painel I, o Panorama da Indústria Brasileira e Norueguesa abre com Medeiros, e o tema “Aquicultura no Brasil”.

Depois é vez da “Aquicultura na Noruega” com Kari Thyholt, NCE Aquatech, coordenador de projetos e fóruns temáticos (Centro Norueguês de Especialização). O Painel IIfalará sobre Casos de Cooperação Brasil – Noruega e pesquisa aplicada com Projeto Distress Tilapia (NTNU/UNESP/Psicultura Cristalina). Em seguida tem a Indústria com: “O que é um Contrato de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial (CPD)? Como a Innovation Norway pode apoiar parcerias”, apresentado por Renata Prado, gerente sênior de projetos, Innovation Norway South America. E Caso CPD: Grupo Ambar Amaral e PE Bjørdal. No Painel III serão debatidas as “Soluções para a indústria do pescado no Brasil com o que está disponível hoje e o que é necessário” com apresentação de empresas brasileiras. 

Depois o foco será na Noruega: “Veículos não tripulados para aplicações na aquicultura” de Vegard Evjen Hovstein, CEO, Maritime Robotics. Peter Eriksen, diretor de unidade de negócios oceanos, Norbit. Ainda haverá “Construindo o futuro da aquicultura marinha no Brasil” de Rhyder Ramos, CEO, RhyAkva AS. E “Howtodoaquaculture.com – BluePlanet Academy uma plataforma global de e-learning” de Trine Danielsen, CEO, Blue Planet Academy, em participação online. Já a“Digitalização da cadeia de valor de pescado” será tratada por Janne T. Morstøl, CEO, Maritech, também em participação online, assim como Frank Edvard Vike, VP Sales Onboard & Aquaculture, MMC First Process AS. A parte da tarde foi reservada para uma Rodada de Negócios.

Fonte: http://www.seafoodbrasil.com.br