Unesp faz 3ª edição de encontro para engenheiros de aquicultura e pesca; veja mais eventos dos próximos meses

campus da Unesp de Registro (SP) vai receber a terceira edição do Simpósio Sul-Sudeste de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (III Simpesca) no período entre 24 e 27 de junho. Em razão da greve dos caminhoneiros, o evento foi adiado de maio para o próximo mês.

O objetivo é divulgar o conhecimento e as tecnologias geradas nas áreas relacionadas a Engenharia de Pesca e de Aquicultura para, então, buscar a integração e a ampliação do diálogo entre a academia e os integrantes do setor produtivo.

De acordo com o presidente do evento, prof. Dr. Eduardo Antônio Sanches, o tema deste ano será “Cultivando consciência e pescando sabedoria”. “É através dos conhecimentos gerados pela ciência e aproveitando a sabedoria popular que a pesca e a aquicultura serão capazes de produzir alimentos de forma sustentável”, diz.

A programação inclui dez minicursos e nove mesas redondas, além de quatro sessões de apresentações de trabalhos científicos. Os assuntos discutidos variam entre a sustentabilidade, aquicultura multitrófica, fontes alternativas de energia, inovações e tecnologias para o pescado, conservação de recursos pesqueiros e produção em sistema de bioflocos.

Veja a programação completa no site do evento.

Calendário cheio

A programação de eventos técnicos e comerciais do setor em 2018 continua em forte ritmo. Nesta quarta-feira (23/05) teve início a 7ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná (RO). que vai até dia 26 de maio.

No mês de junho, a Fispal Food Service chegará com as soluções em produtos e equipamentos para o segmento de bares e restaurantes, enquanto a Fispal Tecnologia fecha o mês com as inovações para a indústria de alimentos.

Piscishow, feira voltada à cadeia piscícola do Cerrado (simultânea à Avisuleite), foi adiada de junho para novembro. A organização confirmou o evento para o período entre 21 e 23 de novembro e já conseguiu transferir quase integralmente a grade de palestras, mesas-redondas, talk-show e cursos.

III Feira de Peixes Nativos, organizada pelo Sebrae-MT, estava planejada para outubro, mas pelo fato de coincidir com as eleições será remanejada. O evento está confirmado para 2018, mas a nova data será comunicada em breve de forma que não coincida com outros eventos.

De 24 a 26 de agosto, Maripá vai receber mais uma edição da Festa das Orquídeas e Peixe, que reúne grande parte da cadeia aquícola do oeste do Paraná. Na capital paranaense, entre 7 e 9 de agosto será a vez da Anutec Brazil, focada na industrialização e processamento de produtos de proteína animal. Inspirada na Anuga FoodTec, a feira mostra as principais tendências tecnológicas para mais de 4 mil visitantes, formado por decisores de compras e diretores de frigoríficos.

Em setembro, um perfil similar de público deverá conferir as principais novidades apresentadas pela MercoAgro, em Chapecó (SC). No mesmo mês a AquaCiência, neste ano em Natal (RN), dará as cartas no aspecto técnico-científico entre os dias 19 a 23. Os trabalhos científicos poderão ser enviados até 29 de junho.

Em outubro, prepare-se para discutir a aproximação entre a pesquisa e o setor privado no VIII Simcope, nesta ano em São Paulo (SP). De 9 a 11,  tema Agronegócio do Pescado: desafios e oportunidades vai permear as discussões sobre o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva e a oferta de pescado de qualidade aos consumidores.

No período entre 13 a 16 de novembro, a Fenacam vai para a 15ª edição com as principais novidades tecnológicas e os maiores conferencistas do carcinicultura no Brasil e no exterior.

Fonte: http://seafoodbrasil.com.br