aviao

O programa conta com uma equipe exclusiva para seleção e cruzamento destes animais, aproveitando assim a maior heterose possível, buscando qualidades como rusticidade e precocidade em Tilápia Gift.

A Tilapia GIFT foi criada pela World Fish Center e recebeu o nome Gift como abreviação de Genetic Improvement of Farmed Tilápia ( que em português significa melhoramento genético de tilápias de fazendas), que deu inicio com o cruzamento de quatro populações selvagens e outras quatro linhagens melhoradas.

A linhagem GIFT possui alto desempenho zootécnico considerando-se os índices de crescimento, reprodução, ganho de peso, rendimento de filet e maior rusticidade, sendo superior às demais espécies conhecidas.

Linhagem de Tilápia GIFT

Em termos mundiais, a pesquisa com a linhagem Gift começou em 1988 e hoje o trabalho vem sendo feito em 11 países, entre eles Bangladesh, China, Índia, Indonésia, Sri Lanka, Tailândia e Nova Guiné. O Brasil é o 12º país do mundo e o primeiro da América Latina a implementar o projeto. O projeto chegou ao Brasil pelos professores Ricardo Pereira e Lauro Vargas Mendez, ligados ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringa (UEM).

A Colpani GEN iniciou seu trabalho de melhoramento em 2006,quando adquiriu 2000 reprodutores de 8 familias de tilapia com alto padrão genético melhorado da UEM(Universidade Estadual de Maringá).

Estes reprodutores são mantidos em gaiolas dentro de estufas, com ambiente totalmente controlado. Todos os reprodutores são marcados e identificados. Com a programação dos cruzamentos e analise dos fenótipos de cada individuo, o quê auxilia na seleção dos peixes com um ganho genético, a cada geração somente as melhores proles de cada cruzamento são separadas para dar continuidade ao programa de melhoramento.

Todo ano a Colpani GEN renova seu plantel de reprodutores com uma linhagem genética superior, fornecendo alevinos de alto padrão genético e assim com laboratório próprio exclusivo para melhoramento genético vem ganhando destaque nas fazenda de engorda de peixe.

 

[maxbutton id=”1″]