Sebrae traz para Cuiabá dois eventos que vão inovar a piscicultura de água doce

Sebrae traz para Cuiabá dois eventos que vão inovar a piscicultura de água doceÁGUA DOCE – Cuiabá vai sediar dois eventos de caráter nacional sobre piscicultura de água doce: a 2ª Feira Nacional de Peixes de Água Doce e o 2º Seminário de Tendências e Tecnologias na Piscicultura. A feira será realizada no Centro de Eventos do Pantanal, com entrada gratuita (08/9– 18h às 22h) e 09 a 10/9 – 14h às 20h. Para participar do seminário, o investimento é R$150,00 com direito a dois almoços nos dias 9 e 10, para os inscritos. A abertura da feira será no dia 8 de setembro, às 19h, prosseguindo nos dias 9 e 10, das 14 às 20h.

A coordenadora do evento, Valéria Louise da Silva Pires, e gestora do projeto de piscicultura do Sebrae acrescenta que o evento vai oferecer 16 palestras em dois dias para produtores e empresários, interessados em inovar em tecnologia, conhecimento e crescimento profissional. Ela destaca que “o objetivo é trazer conhecimentos, tecnologias disponíveis no mercado, inovação, proporcionar a nossos produtores um ambiente para que eles possam ver o que têm de melhor, na aquicultura, em diversas regiões do País e concentrar isso num só evento, para que os participantes possam encontrar em Cuiabá tudo o que tem de melhor no País, em termos de tecnologia, inovação, sustentabilidade, e ver de que forma pode ser competitivo no mercado”, explicou.

Adiantando que haverá uma Peixaria Peixe Vivo, clínicas tecnológicas de processamento de peixes, também o melhor da gastronomia e temas como adequações para exportação de peixes e boas práticas de manejo. Dentre as inovações, a exposição de um projeto inovador o Entreposto Móvel de Pescado. “Acredito que os produtores irão gostar de conhecer, pois pode ser uma oportunidade de negócios”, observa.

TECNOLOGIA

Ressalta que o Sebrae vai mostrar a tecnologia de abate móvel de animais por meio desse Entreposto Móvel de Pescado desenvolvido pela empresa Piscis Indústria e Comércio Ltda em parceria com a empresa Engmaq e Embrapa. É fruto do apoio do Edital Tecnova, com recursos do Governo do Estado do Ceará e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). “A tecnologia de abatedouro móvel é uma estrutura que pode ser transportada para um local fixo, pré-determinado, para o abate de animais, no nosso caso peixes, nele são dispostos os equipamentos necessários para o abate, beneficiamento, refrigeração, bem-estar e segurança dos trabalhadores, além do armazenamento para destino adequado dos efluentes”, disse a coordenadora.

SEMINÁRIO

Sobre o evento, a gestora destaca que “a tecnologia vem com a inovação para mostrar por meio de palestras técnicas quais são os temas relevantes, que estão sendo abordados no Brasil e no mundo sobre piscicultura, principalmente focado em peixe nativo”, acrescentando, que o peixe nativo é produzido em poucos estados, não se encontra muita literatura, materiais didáticos com tecnologia de produção. “O seminário vai trazer muitas informações, conhecimentos técnicos, muito conhecimento geral dos palestrantes que estão vindos com tendências de produção, de mercado, boas práticas de manejo”, ressaltando que serão dois dias repletos de conhecimentos técnicos para produtor e empresário que vão sair renovados para aplicar inovações no seu estabelecimento.

Fonte – http://www.24horasnews.com.br