Região Centro-Oeste lidera produção de peixes em cativeiro com 43,1%

Região Centro-Oeste lidera produção de peixes em cativeiro com 43,1%Ceará e Rio Grande do Norte concentravam 78,7% da produção nacional de camarões, com destaque para Aracati (CE), que, com 8,1 mil toneladas, foi responsável por 23,9% do total do estado e 12,6% da produção nacional.

Ao todo, 2.618 municípios apresentaram informações sobre algum dos produtos da aquicultura, em todas as 27 Unidades da Federação. O valor total da produção foi de R$ 3,1 bilhões, sendo 66,1% da piscicultura e 25,0% de camarões.

É o que mostra a Produção da Pecuária Municipal – PPM 2013, pesquisa divulgada anualmente pelo IBGE, que pela primeira vez investiga a aquicultura nacional, subdividida em piscicultura (criação de peixes e alevinos), carcinicultura (criação de camarões e suas larvas e pós-larvas), malacocultura (criação de ostras, vieiras e mexilhões e suas sementes) e criação de outros animais aquáticos (rãs, jacarés e outros). A introdução desta investigação na PPM é fruto de convênio firmado entre o IBGE e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em 25 de setembro de 2013.

A pesquisa também traz informações sobre os efetivos dos rebanhos bovino, suíno, caprino, ovino, bubalino e equino, galináceos e codornas, quantidade e valor dos produtos de origem animal, como ovos, mel e leite, bem como número de vacas ordenhadas e de ovinos tosquiados para o Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e municípios produtores.

A partir desta edição da pesquisa, deixam de ser investigados os efetivos de asininos (jumentos), muares (mulas) e coelhos. Além do total de suínos, a pesquisa passa a divulgar o total de matrizes de suínos (fêmeas destinadas à reprodução). A variável “galos, frangas, frangos e pintos” foi eliminada, e o total de animais desta espécie passa a ser divulgada em Galináceos. O total de galinhas, destinadas à produção de ovos independente da finalidade, foi mantido.

Segundo a PPM, 2.618 municípios apresentaram informações sobre algum dos produtos da aquicultura, em todas as 27 Unidades da Federação. O valor total da produção foi de R$ 3,1 bilhões, sendo 66,1% oriundos da piscicultura e 25,0% da carcinicultura.

A produção total da piscicultura brasileira em 2013 foi de 392,5 mil toneladas. A região Centro-Oeste foi a principal produtora, com 26,8% do total (105 mil toneladas). Mato Grosso ficou na liderança estadual, com 19,3% da produção nacional. Em termos municipais, o maior produtor de peixes foi Sorriso, com 21,5 mil toneladas de peixes em 2013, seguido de Jaguaribara (CE), com 14,6 mil toneladas e Nossa Senhora do Livramento (MT), com 14,1 mil toneladas.

A espécie mais criada foi a tilápia, respondendo por 43,1% da produção nacional de peixes, seguida pelo tambaqui (22,6%) e pelo grupo tambacu e tambatinga (15,4%). O município de Jaguaribara (CE) foi o maior produtor de tilápia, com 8,6% da produção nacional da espécie.

Todas as Unidades da Federação registraram produção de alevinos (formas jovens de peixes, que são medidas em múltiplos de mil unidades) em 2013, totalizando 818,9 mil milheiros. O Paraná foi o estado com maior parcela (26,9%) e com cinco municípios nas dez primeiras posições do ranking municipal. Maringá foi o principal município produtor, com 7,3% do total nacional e 27,2% da produção paranaense.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br