Quantos peixes posso colocar em meu lago?

alevinos A quantidade de peixes que se coloca no local de criação de alevinos seja no tanque rede, tanque escavado, lago ou açude será um fator predominante que influenciará no sucesso ou fracasso do piscicultor, dela dependerá a taxa de sobrevivência e a eficiência na conversão alimentar e o índice de crescimento diário da desuniformidade do lote entre outros fatores.

Primeiramente é necessário distinguir a metodologia utilizada para cálcular o volume de alevinos a serem soltos no sistema de tanque rede e viveiros escavados no solo.

Tanque de Rede

Quando falamos em tanque rede a medida a ser utilizada é o m³, ou seja, calculamos o volume útil do tanque rede em m³, exemplo, um tanque rede de 2m x 2m x 1,8m teremos 7,2 m³.

A densidade irá variar de espécie, tamanho do peixe e tecnologia adotada, abaixo segue o exemplo.

Tanque Escavados

Em tanques escavados no solo a medida a ser utilizada e o m², pois não devemos considerar a profundidade visto que nestes cálculos utilizamos a área total do viveiro de alevino. Por exemplo, um viveiro de 100m x 50m teremos 5000m² de área total.

  • A densidade também varia de espécie e tamanho dos peixes e tecnologia adotada.
  • Tilapia    deve-se estocar de 1 a 2 peixes por m²;
  • Pintado da Amazônia  4.000 peixes por hectare (10.000m²);
  • Pacu, Tambacu ou Piraptinga    8.000 a 12.000 peixes por hectare(10.000m²) ;

Lembramos que as informações acima podem variar em função do volume de água disponível, alimentação e tecnologia utilizada e região onde se localiza a piscicultura, para maiores informações entre em contato conosco.

Post Relacionados