Projeto prevê 50 tanques de alevinos para famílias rurais de Santarém, PA

Projeto prevê 50 tanques de alevinos para famílias rurais de Santarém, PAUm projeto realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), prevê a instalação de 50 tanques para a criação de alevinos na comunidade Porto Alegre, ao longo do Rio Curuá-Una, na BR-370, na zona rural de Santarém, oeste do Pará.

Para isso, a Emater está realizando visitas aos moradores para identificar as famílias que possuem aptidão para a atividade piscícola. A equipe técnica verifica a viabilidade econômica e a qualificação dos produtores e aquicultores que serão selecionados. De acordo com a empresa, 18 famílias que vivem na comunidade já desenvolvem a atividade.

O trabalho da Emater contempla um plano de ação que está sendo desenvolvido por um grupo gestor criado no município, que quer regularizar as áreas exploradas com a atividade piscícola e que prevê licenciamento ambiental, outorga d’água, crédito rural para a atividade, Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), das propriedades. Estes três últimos pontos são de responsabilidade da Emater.

O diagnóstico deve ficar pronto nos próximos 20 dias e apontará quais as famílias serão contempladas no projeto. Os tanques instalados serão povoados com alevinos de tambaqui, tabatinga e curimatã, produzidos pela Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) em Santarém. O número de alevinos para cada família deverá estar de acordo com o tamanho do espaço que ocupa cada família ao longo do rio.

“Acreditamos que até o final deste ano os tanques já estejam implantados. As famílias contempladas passarão por treinamentos que envolvem teoria e prática na atividade”, diz o técnico da Emater, Emivaldo José Rebelo.

Integram o grupo gestor Emater, Sepaq, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e prefeitura de Santarém.

Fonte: http://g1.globo.com