Produção de surubim

O surubim é uma espécie nobre, sem escamas, que possui carne branca de sabor agradável e, por isso, tem grande aceitação no mercado

Atualmente, a produção de peixes não é suficiente para atender à crescente demanda do mercado, e a criação em pisciculturas representa nova fonte de renda, além de contribuir para o controle da pesca predatória em nossos rios.

Existem vários tipos de peixes que podem ser cultivados fora dos rios, entre esses, o surubim, cujas características permitem que seu cultivo seja feito de forma confinada ou solta. É uma espécie nobre, sem escamas, que possui carne branca de sabor agradável e, por isso, tem grande aceitação no mercado. É muito apreciado pelo consumidor em geral e vem sendo considerada uma espécie de peixe competidora com o salmão.

Em vista disso, nos últimos anos, foram desenvolvidas técnicas apropriadas para criá-lo em pisciculturas nas fazendas. Para isso, existem empresas especializadas que se encarregam de produzir os alevinos, isto é, os filhotes de surubim que, posteriormente, serão vendidos aos piscicultores e passarão pelas etapas de recria e de engorda, até atingirem o ponto ideal para a comercialização, ou seja, quando cada peixe estiver pesando, em média, dois quilos.

Para sua criação, é muito importante que o futuro piscicultor tenha conhecimentos das técnicas de  produção, as quais envolvem: entendimento das condições locais, tipos de tanques mais  apropriados, bem como suas características e técnicas de preparo. Ele também precisa saber como escolher o fornecedor de alevinos e fazer sua avaliação no momento da aquisição, e os métodos mais adequados para o manejo dos peixes durante as fase de recria e de engorda. Além disso, o produtor deve estar preparado para a comercialização.

Fonte: http://www.portalagropecuario.com.br