Piscicultura no Brasil

piscicultores Estima-se que seja produzido anualmente no Brasil, ao redor de 200 milhões de alevinos, tendo uma estimativa de produção nacional de pescado cultivado da ordem de 60 mil toneladas ano. Sendo que somente os 30% dos alevinos comercializados serão abatidos com peso médio de 1 Kg.

Apesar dos recursos hídricos que o Brasil dispõe, mais de 50% dos pescados que consome é importado.

A produção de alimentos vai se tornando uma atividade que a cada dia assume maior importância e adquire novas formas e produtos. Entre esses, o peixe tem lugar de destaque, não só pelo seu conhecido valor nutricional, mas principalmente, pela sua plasticidade como animal de cultivo.

A criação racional de peixes, como qualquer atividade agropecuária, pressupõe o conhecimento prévio da adequação de um determinado local para a sua realização, bem como o estabelecimento das espécies mais indicadas, do sistema de produção, etc.

Neste artigo você pode saber mais!

No caso da criação de alevinos voltada para a indústria, os sistemas de piscicultura intensivos e superintensivos são os mais adequados, devido ao volume de produção expressivo que suportam. Pela sua própria concepção, precisam ser conduzidos com excelência, pois trabalham com cargas elevadas (Kg peixes / m3), dependem de água mantida no melhor padrão de qualidade e alimento balanceado nutricionalmente completo.

Conforme aumenta-se a biomassa de peixes criados, a produção de alimento natural não oferece suporte para o desenvolvimento dos peixes, sendo necessário realizar-se o fornecimento de alimento artificial, a tal ponto em que a produção natural se torna desprezível.

Em conseqüência, é necessário o maior controle e fluxo do fluxo d’água para aumento do nível de oxigênio dissolvido para aumentar o incremento da biomassa e eliminação da amônia, que tem seu nível elevado com tal incremento. Para aumentar-se o nível de oxigênio dissolvido é possível utilizar o recurso de aeradores.

Cada tipo de criação de alevinos tem um jeito próprio. Embora seja uma atividade técnica, que precisa de cuidados específicos, alguns tipos são mais simples que outros.