Piscicultor investe na vacinação de 1 milhão de peixes em Mococa, SP


Funcionários fazem a vacinação de peixes em Mococa, SP (Foto: Rodrigo Sargaço/ EPTV)

Objetivo é evitar mortandade de tilápias por doença bacteriana. Qualidade da carne é mantida e aumento da produtividade reflete no preço para o consumidor.

Um piscicultor está investindo na vacinação de 1 milhão de tilápias até dezembro, em Mococa (SP). O objetivo é dispensar o uso de antibióticos e evitar a mortandade por uma doença bacteriana.

A vacinação

Ao todo, 100 mil peixes já foram vacinados na propriedade nos últimos dias. Antes da dose, todos são anestesiados em um tanque com óleo de cravo da Índia.

A vacinação de peixes começou nas Filipinas e passou a ser adotada em outros países. No Brasil, a vacina é aplicada desde 2014, mas só agora tem se tornado mais comum na piscicultura. Por enquanto, somente as tilápias estão recebendo a dose. Esses são os peixes de água doce mais produzidos no Brasil, com cerca de 330 mil toneladas por ano.

Vantagens contra doença

Com a medida, os piscicultores querem dispensar o uso de antibióticos e evitar uma das doenças que mais atingem os peixes.

Essa é uma doença causada pela bactéria Streptococcus. Quanto mais tempo você deixa de tratar vai crescendo. Um dia morre 50, no outro 100 e assim vai aumentando essa mortalidade até acabar com seu lote”, explicou o zootecnista Magnus Cossi.

Os peixes precisam ter 45 dias de vida pra tomarem a vacina. Depois da aplicação, eles descansam por uma semana para desestressar.

Vacinação de peixes em Mococa (Foto: Rodrigo Sargaço/ EPTV)

Produtividade

O zootecnista explica que a vacina traz vantagens. “Isso aumenta a imunidade do peixe, você vai ganhar em conversão alimentar, o peixe vai ter um ganho de peso melhor, um desenvolvimento melhor. Isso não traz nada na carne, não vai dar cheiro, gosto, nada. Mantém a qualidade da carne”, disse.

O piscicultor Martinho Colpani diz que vale a pena investir na vacina, apesar do custo de produção ter aumentado.

“Costuma encarecer em 20% o custo de produção, mas é um valor que diminui significativamente o risco de mortalidade. Para o consumidor, a vantagem dessa técnica é que a tendência é uma maior eficiência produtiva, consequentemente o produto vai chegar num preço mais acessível”, disse

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/piscicultor-investe-na-vacinacao-de-1-milhao-de-peixes-em-mococa-sp.ghtml