Ministro visita área que receberá complexo de piscicultura na Paraíba

Ministro visita área que receberá complexo de piscicultura na Paraíba O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, participou nesta sexta-feira (5/9) de evento em Bananeiras onde fez a abertura da XI Semana do Peixe, fez visita técnica à área onde será construído o Complexo de Piscicultura e fez o lançamento da Pedra Fundamental do Complexo Industrial, ao lado do prefeito Douglas Lucena.

Foi assinado convênio entre o MPA e a cidade de Bananeiras, situada no Brejo Paraibano, que viabilizará a construção de um Complexo voltado a Piscicultura. A verba de 14,9 milhões considerados o maior convênio já assinado com o município nos últimos cinqüenta anos.

O complexo envolve uma unidade de beneficiamento de pescado, com capacidade para abater 24 toneladas de peixe por dia, uma fábrica de ração, com capacidade para processar 48 toneladas de grãos diariamente, uma fábrica de farinha e um frigorífico. A estimativa é de que a produção regional dobre e alcance as 14,5 mil toneladas por ano de peixe. Serão gerados 250 empregos diretos. A obra já foi licitada.

Para ampliar os segmentos da cadeia produtiva, foi estimulada a produção de alevinos, para abastecer a demanda crescente, fazendo com que o município fosse detentor de domínio sobre a maior parte das fases de produção. O ministro ressaltou que todos estão fazendo parte da história de Bananeiras.

Segundo ele,o início dessa grande obra tem o condão de modificar para muito melhor a vida econômica não só de Bananeiras, mas do Brejo Paraibano. “Definitivamente, Bananeiras será destaque no cenário da piscicultura no país”, concluiu Lopes, afirmando que voltará ao município para a inauguração do Complexo Industrial.

Para o prefeito, a piscicultura tem sido uma importante fonte de economia no município, com uma produção anual de cerca de 700 toneladas, levando Bananeiras ao posto de maior produtor de tilápia do Estado da Paraíba. “Foi um esforço muito grande de Bananeiras para receber um investimento que representa quase 50% do orçamento anual do município, mas essa é uma demonstração clara de que municípios como o nosso têm a condição de inovar e servir como indutores de desenvolvimento local, refletindo positivamente no Estado”.

Marcaram presença no evento, o vice-prefeito de Bananeiras, Mateus Bezerra, o Secretário de Pesca, Marcelo Lourenço, o Presidente da Associação de Pescadores, Janduí Silva, o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura da Paraíba, Samuel Lemos, o vereador do município, Ramom Moreira, lideranças do setor pesqueiro entre outros.

Fonte: http://www.mpa.gov.br