Hoje, Brasil não sabe quanto custa produzir pescado no País

Hoje, Brasil não sabe quanto custa produzir pescado no PaísQuanto custa produzir pescado no Brasil hoje? Quais espécies estão sendo cultivadas? Onde, como e em que quantidade? A produção está aumentando ou diminuindo? A resposta para estas perguntas são difíceis, pois faltam dados e informações fidedignas sobre o setor pesqueiro brasileiro. Para debater o assunto, a assessora técnica de Aquicultura e Pesca da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lilian Figueiredo, vai tratar, em palestra, dos custos de produção da aquicultura no Brasil, na próxima quinta-feira (15/10), em Toledo (PR). O evento faz parte do Dia de Mercado da Aquicultura, realizado pela CNA, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Sindicato Rural de Toledo e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/PR).

Segundo a assessora técnica, hoje ninguém sabe quanto realmente custa produzir pescado no Brasil. O setor carece de informações confiáveis que comprovem sua rentabilidade. No entanto, observa Lilian, a CNA realiza o projeto Campo Futuro que faz o levantamento do custo de produção em diversas cadeias produtivas, tanto animal quanto vegetal. “Desde o ano passado, os custos de produção na aquicultura nos principais polos do país foram levantados. Em 2014, os painéis ocorreram nos estados de Tocantins, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco”, observa. E acrescentou: este ano fomos ao Paraná, Ceará, Rio Grande do Norte e Rondônia. “Nesses painéis contamos com a presença de aquicultores e demais atores envolvidos na cadeia produtiva, como extensores rurais e vendedores de insumo”.

De acordo com os levantamentos do Campo Futuro, hoje, na aquicultura o maior custo é a ração, que chega a representar 80% do custo efetivo do produtor. “Neste ano percebemos um aumento de custo da energia elétrica também, o que afeta diretamente os sistemas mais tecnificados”, ressalta Lilian Figueiredo.

Dia de Mercado

O objetivo do evento é levar informações técnicas e gerenciais aos piscicultores, a fim de que possam otimizar as margens de sua atividade. As palestras serão específicas para a região, trazendo para o debate temas relevantes, como: mercado, custo de produção, cooperativismo e licenciamento ambiental. Espera-se que com mais essa ação de capacitação, os produtores rurais estejam mais bem preparados para enfrentar as adversidades do seu negócio, reduzindo os riscos e melhorando a gestão de sua empresa.

As Inscrições podem ser feitas por telefone, na hora do evento ou por e-mail: cna.campofuturo@cna.org.br.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br