Helder Barbalho assume Ministério da Pesca e Aquicultura e fala sobre o novo desafio

Helder Barbalho assume Ministério da Pesca e Aquicultura e fala sobre o novo desafio A cerimônia de transmissão de cargo lotou o auditório do MPA de autoridades como ministros e ex-ministros, parlamentares, prefeitos, secretários e funcionários do Ministério da Pesca e Aquicultura na manhã desta sexta-feira (2), em Brasília. Eduardo Lopes passou a gestão da pasta ao ministro Helder Barbalho. O paraense empossado ontem pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, assume a pasta no lugar de Eduardo Lopes com o compromisso de dar continuidade às ações de fomento da produção de pescado. “No Ministério da Pesca e Aquicultura, vamos nos dedicar a fazer um Brasil cada vez melhor para os brasileiros”, destacou o ministro.

Helder Barbalho assume Ministério da Pesca e Aquicultura e fala sobre o novo desafio Em suas primeiras palavras frente à pasta, Helder Barbalho falou sobre os desafios prioritários de sua gestão como a geração de emprego e renda, direitos trabalhistas e a inclusão de pescadores por meio de programas sociais, garantindo o acesso à educação e saúde. Para isso, destacou que vai trabalhar em sintonia com outros ministérios. “Proponho desde já uma sinergia com os meus colegas ministros do Meio Ambiente, Trabalho, Saúde, Educação, Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Ciência e Tecnologia”, ressaltou o ministro.

O novo ministro visa transversalizar políticas e fortalecer o setor produtivo com base em pesquisas científicas. Dados estatísticos também serão fundamentais não só para nortear políticas públicas mais efetivas, mas também para se ter conhecimento da produção pesqueira nacional bem como conquistar os resultados que o país almeja e precisa. “Trabalhamos com uma meta: produzir 20 milhões de toneladas de pescado por ano até 2030. Capacidade para isso nós temos. O Brasil possui 8.500 quilômetros de costa marítima, o maior volume de água doce do planeta e potencial para ser um dos cinco principais produtores de pescado do mundo”, comentou.

Helder defendeu ainda que o Plano Safra será o principal instrumento para o avanço do setor: “Com ele (Plano Safra), lançaremos as bases e definiremos os caminhos para avanços na cadeia produtiva. Como aumentar a nossa capacidade de produção, modernizar as instalações, renovar a frota pesqueira (sem esquecer o subsídio para a compra de óleo diesel), adquirir máquinas e equipamentos, facilitar o acesso a linhas de crédito e, assim, ampliar a contribuição do setor na balança comercial brasileira.”

Helder Barbalho assume Ministério da Pesca e Aquicultura e fala sobre o novo desafio O ministro aposta ainda na utilização máxima do pescado como já ocorre em outros países que chegam a aproveitar quase 100% do produto. “Precisamos nos educar para uma cultura de utilização máxima de carcaças, cabeças, caudas, restos de filetagem; enfim, todas as sobras do processo de beneficiamento. Isto possibilita agregar valor nutritivo a produtos que não tem proteínas nem sais minerais. Os resíduos de peixes ainda podem ser matéria-prima de roupas, sapatos, bolsas e muito mais. O que gera mais empregos, mais renda e reduz o impacto ambiental no descarte”, observou.

Entre os destaques do primeiro discurso estão o incentivo ao consumo interno, o aumento da produção e da produtividade do pescado e o diálogo com setor. “Faço um chamamento a todos que vivem da Pesca e Aquicultura em nosso país. Convido desde o mais solitário pescador que enfrenta nossos rios e mares, as colônias (com seus familiares) desses valentes trabalhadores, suas cooperativas e a indústria de nosso setor para que somemos esforços com o objetivo de içarmos, ao lugar que lhe é devido, essa relevante atividade econômica.”

E complementou: “Não vim aqui cumprir um estágio na busca de novos cargos no futuro. Vim aqui para servir o meu País na plenitude de minha capacidade. Estou muito feliz de poder abraçar este projeto que é, sem dúvida, o maior de minha vida. E ao final espero mostrar que estive a altura dele”, concluiu Helder Barbalho.

Helder Barbalho assume Ministério da Pesca e Aquicultura e fala sobre o novo desafio Biografia

Nascido em Belém, no Pará, Helder Barbalho iniciou a vida política aos 21 anos como vereador no município de Ananindeua (PA), em 2000, sendo o candidato mais votado do município. Dois anos mais tarde, foi eleito o deputado estadual com maior número de votos para o cargo no estado do Pará, foram mais de 68 mil votos. No Legislativo Estadual, apresentou projetos sociais direcionados em especial às questões de segurança, educação e de combate às desigualdades sociais. Com a carreira sempre em ascensão, assumiu em 2005 a Prefeitura de Ananindeua com apenas 25 anos de idade, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Em 2008, foi reeleito com quase 95 mil votos. Helder Barbalho também foi presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará.

Filho de Jader e Elcione Barbalho, o novo ministro da Pesca e Aquicultura é casado com a advogada Daniela Lima Barbalho, com quem tem seus dois filhos, Helder Filho e Thor.

Fonte: http://www.mpa.gov.br