Cultivo de jundiá coloca Blumenau em destaque estadual na piscicultura

alevinos Blumenau – Nesta terça-feira, dia 30 de julho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Rural, realiza o Dia de Campo Demonstrativo. O encontro reunirá piscicultores e técnicos de várias regiões do Estado para a apresentação dos resultados obtidos na Unidade de Observação de Blumenau do Sistema Experimental de Cultivo de Jundiá.

A ação, desenvolvida em parceria com a Epagri e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Blumenau, iniciou às 10h e segue até às 13h, na propriedade rural do senhor Renato Gavarecki, localizada na rua Artur Hertel, n° 10.305, no bairro Vila Itoupava. A propriedade é a segunda em Santa Catarina que possui a Unidade de Observação, que tem por objetivo testar sistemas de mono e bicultivo de Jundiás com Tilápias.

A partir dos resultados apresentados nas unidades de observação, a ideia é difundir as tecnologias testadas e validadas para os piscicultores de Santa Catarina como uma proposta viável para produção. O Jundiá é uma espécie que se adapta bem às condições climáticas da região e que ainda é pouco cultivada no Brasil por falta de tecnologias para o cultivo de espécies nativas.

Desde que o projeto iniciou na propriedade de Gavarecki, há aproximadamente dois anos, os resultados já são bem vistos pela família do produtor. Neste ano, o terceiro que o projeto é desenvolvido na unidade de Blumenau, o piscicultor está cultivando 5.200 alevinos de jundiá e de tilápias, em sistema de bicultivo intensivo e já é perceptível o melhor crescimento das espécies.

Uma biometria realizada nesta semana aponta que os peixes alcançaram uma média por unidade de 503 gramas no caso dos jundiás e 490 gramas das tilápias. A avaliação faz parte da assistência técnica que é oferecida ao produtor durante os ciclos de cultivo. Além disso, ele recebe ainda análises periódicas dos parâmetros de qualidade da água de cultivo e possíveis enfermidades nos peixes e de custo do empreendimento.

Com o sucesso do cultivo de uma nova espécie de peixe na região, a iniciativa visa assegurar o sustento das famílias do campo que passam a contar com mais uma opção de ganho financeiro através da criação de Jundiá. Com isso, os produtores se mantêm na agricultura e garantem a diversidade da produção tendo maior estabilidade econômica diante dos riscos de se trabalhar apenas com espécies exóticas, como a tilápia e carpa.

Ao final do projeto, será realizado um seminário envolvendo técnicos e piscicultores. Com base nas experiências e pesquisas realizadas nas unidades de observação, serão elaborados materiais que norteiem sobre o cultivo sustentável do Jundiá na região sul do país. O projeto conta com recursos do Governo Estadual, através do Programa SC Rural.

Saiba Mais:

Blumenau se coloca entre os maiores produtores de peixe de água doce do Estado, com uma produção superior a 700 toneladas por ano. Por ser uma atividade econômica muito viável, a Diretoria de Desenvolvimento Rural é uma grande incentivadora da piscicultura no município. Através dela, os produtores blumenauenses recebem, gratuitamente, orientação técnica sobre o cultivo de peixes de forma sustentável.

Dados de 2010 da Epagri apontam que atualmente o município conta 952 piscicultores, totalizando 2.798 viveiros. Uma das espécies que vem se destacando na cidade é o Jundiá. Com um ótimo sabor, baixo nível de gordura, altos índices de ômega 3, carne branca e sem espinhas no filé, ele se mostra promissor em termos de retorno para o piscicultor. Além disso, o Jundiá possui condições de atender a um mercado exigente pelas excelentes qualidades apresentadas.

Fonte: http://www.santacatarina24horas.com