Chegou o frio, e agora? (Impacto do frio sobre os peixes)

Como sabemos, ao contrario dos mamíferos, os peixes são espécies de sangue frio, são chamado exotérmicos, ou como antigamente pecilotérmicos; isto quer dizer que a temperatura corporal dos peixes varia de acordo com a temperatura do ambiente.

Com a diminuição das temperaturas durante os meses mais frios, as temperaturas médias das águas também diminuem, provocando redução no nível de atividade dos peixes. Os animais exotérmicos geralmente possuem uma faixa de temperatura ótima para o funcionamento de seus organismos, chamada de “conforto térmico”. Quando as temperaturas médias das águas baixam e saem da faixa de conforto, esses organismos apresentam diminuição em suas atividades corporais. Para grande parte dos peixes brasileiros, a faixa ideal de temperatura fica entre 24º e 28ºC.

Mas para o produtor, o que implica a queda de temperatura no seu plantel? Como o peixe esta com o seu metabolismo diminuído(debilitado),por conta da baixa temperatura, o peixe come menos, cresce menos, se movimenta menos e dependendo da temperatura pode chegar a óbito.

peixes mortos

O grande problema do frio não é necessariamente a adaptação de algumas espécies ao clima, mas sim o estresse do peixe causado pelo manejo.

Como o peixe esta com seu metabolismo diminuído, ao maneja-lo, pode-se muito bem machuca-lo, se tornando porta de entrada para parasitos oportunistas, como fungos e bactérias. Como sua resposta imune, esta comprometida devido ao baixo metabolismo, o risco de perdas é muito grande. A maioria de problemas de mortalidade nas épocas de inverno estão relacionadas ao manejo.

Outro fator que também pode ocasionar mortalidade, é a superpopulação e má qualidade de água dos tanques de criação, esses fatores ocasiona estresse nos peixes que leva a baixa da imunidade, também favorecendo o aparecimento de micro-organismos oportunistas. Embora esses problemas possam acometer os peixes em todas as fazes de criação, são agravados com a chegada dos meses mais frios.

Peixes de boa procedência, e bem alimentados, sofrem menos com a queda de temperatura.

Fica aqui a dica, o melhor a se fazer nos meses frios, é procurar não manejar o peixe , aquisição de ração  e alevinos de qualidade também são imprescindíveis para o sucesso da criação. Na dúvida sempre consulte um profissional qualificado.

Amanda Danziger

Bióloga