Alevinos de Pangasius

Martinho Colpani e o Pangasius
Martinho Colpani e o Pangasius

Os Alevinos de Pangasius são peixes originário o rio Mekong , um dos maiores rios do mundo, ele esta sendo produzido em grande escala pelo Vietnã e exportados para vários países do mundo como Estados unidos, União Europeia, Rússia , Japão entre outros. Seu rápido crescimento, capacidade de atingir altas produção, que no Vietnã varia de 80 a 600 ton. /Ha, consumo de ração com níveis de proteína considerada baixa para atividade 24 a 32%, bom rendimento de file entre 38 a 45% , carne branca, sem espinhas e já apreciada no mundo todo.

Mais informações sobre o Peixe Pangasius

Com as características elencadas acima o Pangasius criado em tanque escavado trará um grande ganho ao aumentar a capacidade produtiva e aumentar a produtividade com o mesmo volume de agua usado para outras espécies.

Quando comparado ao produto importado, com o uso de rações com teores proteicos de 32% a qualidade do file é muito superior diminuindo de forma significativa o deposito de gordura, já que na Ásia ele esta sendo criado com rações de 24 a 28% de proteína.

A criação com alta densidade para esta espécie é possível graças a respiração área “ respiração pulmonar”. A criação desta espécie devera ser em tanques escavados seguindo a legislação atual, que permite a criação de espécie exótica com controle de fuga, o Pangasius é uma espécie de abito alimentar onívora e de reprodução somente através da migração “piracema” na natureza ou hipofisacao em ambientes controlados com relativa dificuldade, outra vantagem que não se trata de uma espécie dominante.

A produção deste peixe na região sudeste trará um grande benéfico ao país, possibilitando um aumento gigantesco da produtividade com o mesmo uso da agua.

Piscicultura Águas Claras na Criação de Panga

panga-thumbsA Piscicultura Águas Claras vem trabalhando na criação de pangasius, desde o inicio realizou investimentos em todos os seguimentos da criação.

Após uma analise criteriosa da espécie realizamos as primeiras aquisições de reprodutores e em Mococa iniciamos diversos trabalhos com uma linhagem em tanque escavado com derivação, ao final conseguimos levantar resultados com produtividade de 5kg/m² o que representa 50ton/Ha com taxa de renovação diária de 10% usando ração com 32% PB, os peixes com peso inicial de 50g (+/-5g) cresceram em 7 meses para 1,25kg (+/- 0,1kg) período de Setembro a Março e obtivemos conversão alimentar de 1:1,7.

Operamos hoje com o que há de melhor em tecnologia para a reprodução de panga e somos um dos maiores produtores desta espécie no Brasil.