Acordo de Nova York: Brasil busca ampliação da cota de participação na pesca ocêanica

Acordo de Nova York: Brasil busca ampliação da cota de participação na pesca ocêanicaDando continuidade à série especial com as principais ações realizadas em 100 dias de gestão do Ministro Helder à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura, destacamos a sua ida, em 15 de março, a Boston, nos Estados Unidos, para representar o Brasil na ‘’Seafood Export North America’’.

Helder inaugurou o Pavilhão do Brasil no evento. A Feira é considerada a mais expressiva no que diz respeito à promoção e comercialização de produtos da pesca e aquicultura na América do Norte.

Na ocasião, o Ministro aproveitou para fazer novos contatos e expandir os horizontes do mercado de pesca brasileiro, contando com a presença de empresários interessados em investir no Brasil.

De Boston, o Ministro Helder seguiu para Nova Iorque, onde participou da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, relativa à conservação e gestão das populações de peixes transzonais e altamente migratórias e defendeu a proposta brasileira de exploração da pesca marítima na zona internacional do Atlântico, na Conferência de Revisão do Acordo de Nova Iorque.

Como membro da delegação brasileira, Helder garantiu que o Brasil está comprometido com o fortalecimento e a implementação do Acordo de Nova Iorque, e pronto para cooperar no sentido de garantir a sustentabilidade das pescarias em alto-mar.

’’Com 8,5 mil quilômetros de costa no Oceano Atlântico Sul, nós entendemos o Acordo de Nova Iorque como a própria base sobre a qual devemos fundamentar e orientar as nossas aspirações de desenvolvimento’’, declarou o Ministro.

Fonte: http://www.mpa.gov.br